Festas de São Pedro do Montijo solidárias

As Festas Populares de São Pedro que se realizarão de 26 de Junho a 1 de Julho, na cidade do Montijo, vão ter uma carácter solidário.

O presidente da comissão de festas, José Manuel da Silva Santos, lançou um convite a todos para que comprem 600 chapéus de palha, com o símbolo das festas, a dois euros cada, para apoiar a actividade da CERCIMA – ooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Montijo e Alcochete.

“É uma causa nobre” sublinhou responsável explicando que o dinheiro angariado será aplicado num projecto de alojamento para os utentes da CERCIMA.

José Santoa agradeceu o trabalho de todos os elementos da comissão e deu como novidade a participação de Nossa Senhora da Oliveira, padroeira de Canha, na procissão nocturna que este ano conta com 23 andores.

Já o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, disse que Montijo é “uma terra cheia de tradição, memórias e história singular na região de borda da água e na margem sul do Tejo”.

“Aliança entre a tradição e a modernidade temos uma cidade aberta ao mundo e a todos”, frisou o edil.

As Festas Populares de S. Pedro têm como atracções principais os espectáculos de Anselmo Ralph, Luís Represas, Belito Campos, procissões, largadas e muito mais para ver e viver!

É esperada a presença de 300 mil visitantes, numas festas que têm abertura oficial para o dia 26 de junho, às 19h00, frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Anselmo Ralph vai actuar no dia 1 de julho, às 22h00, na praça da República e Luís Represas no mesmo local, mas no dia 26 de junho, pelas 22h30. Quanto a Belito Campos apresenta-se no dia 27 de Junho, às 22h30, também no palco da Praça da República.

As Festas Populares de S. Pedro contam com momentos religiosos e de fé: assim, no dia 29 de Junho, a procissão fluvial tem saída marcada do Cais dos Vapores às 11h30, a missa solene de S. Pedro tem lugar na Igreja Matriz do Divino Espírito de Santo, às 18h00 e a procissão noturna percorre as artérias principais das festas, a partir das 22h00.

A corrida de touros na Praça Amadeu Augusto dos Santos decorre no dia 28 de Junho, a partir das 22h00, com os cavaleiros Luís Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Caetano e os grupos de forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Amadores do Montijo e Aposento do Barrete Verde de Alcochete.

Este ano, a grande noite de comes e bebes é no dia 28 de Junho, a partir das 00h00, na rua Joaquim de Almeida e no Bairro dos Pescadores. O Bibe Eléctrico vai sair à rua nos dias 26 de junho, às 00h00, e no dia 29 de Junho, às 01h30.

A estes destaques junta-se uma programação vastíssima em vários palcos com artistas, grupos e associações locais, mas também com outros nomes da música nacional como Tó Semedo e Fernando Correia Marques (Palco Dance Fusion).

Realce ainda para os momentos tradicionais ligados à classe piscatória e que decorrem no dia 30 de Junho, Dia de S. Marçal: a “Lavagem”, pelas 9h00, na Quinta do Saldanha; a Arrematação de Bandeiras e Imagem de S. Pedro, às 11h00, frente à sede da Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense e o Almoço da Classe Piscatória, às 13h00, no mesmo local.

Quanto a novidades destaca-se a introdução de três toiros em cada uma das sete largadas, que terão lugar na rua Joaquim de Almeida, nos dias 26, 27, 28, 29, 30 de Junho e 1 de Julho. Este ano, as Festas Populares de S. Pedro reforçam, também, o seu cariz solidário. A Comissão de Festas entregou 600 chapéus de palha à CERCIMA, que irá vendê-los durante as festas pelo valor simbólico de dois euros e, assim, angariar dinheiro para a construção do Lar Residencial para os seus utentes.