Grupo “Passione” visita Dalai Lama nos Himalaias

O grupo português “Passione”, criado pelo tenor João Mendonza e pelo compositor Carlos Barreto Xavier, vai partir em Agosto para a Índia em busca de novas inspirações e sonoridades para o seu próximo disco.

Na sua agenda está uma incursão por Goa, cidade natal do pianista do projecto, Carlos Barreto Xavier, onde irão interagir com músicos e cantores locais.

Com passagem por Deli, seguirão para Dharamsala, no norte da Índia, residência oficial de Dalai Lama, na encosta dos Himalaias para se encontrarem com a comunidade budista Tibetana exilada e registarem os seus cânticos e orações. 

Esta deslocação surge após serem recebidos em Novembro de 2018 pelo Papa Francisco, no Vaticano, onde privaram e entregaram em mãos o seu primeiro álbum ao Santo Padre.

Recorde-se que o álbum homónimo dos “Passione” já tinha sido oferecido oficialmente ao Papa Francisco, aquando da sua visita a Fátima, em Maio de 2017, através da comitiva de Estado liderada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo merecido um agradecimento, por carta, aos músicos portugueses. “Obrigado por vos associardes a mim nesta peregrinação, vivida na esperança e na paz”, escreveu na ocasião o Sumo Pontífice, abençoando os músicos.

Nesta versão original de “Ave Maria”, que resulta de uma “enorme admiração pelo Papa Francisco” partilhada pelos membros dos Passione, o compositor Carlos Barreto Xavier apresenta uma “linguagem e sonoridade mais contemporâneas, sem deixar de referenciar os mestres clássicos” como Haendel, Schubert, Puccini e Fauré, todos autores de composições e adaptações do conhecido tema sacro.