Festas do Barrete Verde e das Salinas regressam a Alcochete

As Festas do Barrete Verde e das Salinas estão na rua de 12 a 16 de agosto e, mais uma vez, são esperados milhares e milhares de pessoas para celebrar a cultura e as tradições de Alcochete. São cinco dias de festas marcados pelas largadas de toiros, bailes, corridas de toiros, concertos e, sobretudo, por muita animação pelas ruas do centro da vila.

A festa arranca no dia 12 de agosto, dia em que se destaca a homenagem ao salineiro, forcado e campino, no Palco S. João, às 21h45. O sábado, 13 de agosto, é Noite de Sardinha Assada a partir das 23h30. Antes, às 22h30, atua Luís Trigacheiro no Palco S. João.
No domingo, às 22h00, tem lugar a procissão em honra de N.ª Senhora da Vida, com apontamento de fados e bênção dos barcos. Como já é habitual, no feriado de 15 de agosto há o Almoço do Alcochetano, a partir das 12h30, e o concerto da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, às 22h30 no Palco S. João.
As Festas do Barrete Verde e das Salinas vão encerrar no dia 16 de agosto, com um concerto de José Cid, às 22h30 no Palco S. João, e o fogo-de-artifício às 02h00.
A todos estes momentos juntam-se animação com bailes, sevilhanas, arruadas, fados, passeios a bordo do Bote Leão. Quanto às tradições taurinas, vão decorrer cinco entradas de toiros na vila, sete largadas e três corridas de toiros.
Reconhecidas nacionalmente pelo seu carisma e tradição tauromáquica, as Festas do Barrete Verde e Salinas são organizadas pelo Aposento do Barrete Verde, em estreita colaboração com a câmara municipal. Anualmente, são milhares os visitantes que, atraídos pela festa brava, pela fé, pela tradição e pela forma espontânea e entusiasta de receber que o povo alcochetano tem, enchem as ruas da vila.
Programa disponível em www.cm-alcochete.pt