CERCIMA lança primeira pedra de lar residencial “Casa do Moinho”

A CERCIMA (Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete) procedeu ao lançamento da primeira pedra do futuro lar residencial para pessoas com deficiência, “Casa do Moinho”, em cerimónia realizada a 30 de janeiro, num terreno cedido pelo município montijense.

O equipamento que representa um investimento de 2,6 milhões de euros, é o primeiro nos concelhos de Montijo e Alcochete, e vai ter capacidade de acolhimento com 30 camas, uma sala polivalente, uma sala de terapias e uma sala de convívio/refeições”.

A CERCIMA contou com um financiamento de 997.340 euros ao abrigo do PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) e tem ainda a expectativa de vir a beneficiar de mais 20% de acordo com a portaria n.º 427/2023 de 11 de dezembro.

Cristina Dias, presidente da CERCIMA, sublinhou os desafios enfrentados até agora e a determinação da organização para superar as complexidades que as obras apresentam e expressou o seu orgulho. “Este é um momento que nos orgulha. Há muitos anos que estamos à espera desta resposta. Ainda não é uma resposta, é um tijolo, mas não podemos deixar de assinalar este ato porque é para eles, é para uma sociedade mais justa e é um marco para a nossa organização”, disse a responsável.

“Foi um grande desafio até agora e vai ser maior ainda com todas as complexidades que estas obras têm, mas com força, determinação e muito trabalho, características desta organização, vai ser alcançado”, conclui

O presidente da câmara também compartilhou entusiasmo em relação ao projeto, afirmando que “tínhamos este sonho há muito tempo, uma resposta social que fosse ao encontro dos anseios de muitos pais e mães que, infelizmente, na sua vida tiveram descendência com algumas dificuldades e isso cria-nos anseio a todos relativamente ao futuro”.

Nuno Canta destacou que a “Casa do Moinho é mais que uma resposta social, é mais que uma obra entre Montijo e Alcochete, é o estarmos todos aqui a dar as mãos solidariamente uns aos outros”.

Nuno Canta agradeceu a todos os envolvidos que “tornaram possível a concretização deste sonho, o terreno, que é municipal, e está ao serviço de todos, e o financiamento para se fazer a obra” e terminou salientando que “a capacidade que todos nós tivemos, esta força, vai estar aqui para sempre”.

A cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Câmara do Municipal do Montijo, Nuno Canta, da vereadora Maria Clara Silva, da diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, Luísa Malhó,  do presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, do vereador da Câmara Municipal de Alcochete, Pedro Lavrado, do presidente da Junta de Freguesia do Samouco, Leonel Fina, e do presidente da Junta de Freguesia de São Francisco, João Santos, do Conselho de Administração da CERCIMA e diversos membros da Equipa Técnica do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, famílias, colaboradores e clientes da organização.