Festas da Moita mantêm tradição: Calema, Maninho e Áurea são cabeças de cartaz

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem que decorrerão de 9 a 18 de setembro têm como cabeça de cartaz Emanuel (dia 10,), Fingertips (dia 11), José Cid (dia 12), Sons do Minho (dia 13), Maninho (dia 14), Ana Bacalhau convida Tatanka (dia 15), Irmãos Verdades (dia 16), Áurea (dia 17) e Calema (dia 18), que irão atuar palco da Marginal, às 23h00.

Na apresentação do certame, a 27 de agosto na praça da República, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, sublinhou que “as festas populares desempenham um papel muito importante na preservação das tradições culturais de um povo porque promovem e mantêm vivas as nossas raízes, a nossa identidade, a nossa história”.

O autarca fez um agradecimento especial “a todos os homens e mulheres” que organizam as festas de todo o concelho e que “voluntariamente se prontificam a dar o seu tempo em prol da comunidade”.

Segundo a Conselho Coordenador das Festas da Moita “As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem têm longa tradição, que queremos muito preservar e promover. Uma simbiose perfeita, que envolve a vertente religiosa, a tauromaquia, o rio e as embarcações tradicionais, a cultura e o desporto”.

O certame é inaugurado a 9 de setembro, pelas 21h00, seguindo-se uma noite de animação, com destaque para o espetáculo de eleição da Miss Moita 2022, a partir das 22h30, no palco Marginal.

A edição deste ano, com dez dias de duração, vai contar com quatro palcos todos eles distintos. Pelo palco da Marginal irão passar os nomes mais sonantes, enquanto que no palco da praça da República vão ter lugar os mais variados espetáculos desde bandas de tributo a bandas filarmónicas, passando por grupos de sevilhanas, danças de salão e folclore. O palco do Largo Conde Ferreira vai acolher bailes populares e o palco do Cais vai ter muita animação a cargo de vários DJ’s.

A imponente procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem vai decorrer, como habitualmente, no primeiro domingo das Festas, às 18h30, acompanhada da Charanga a Cavalo da GNR, Banda Musical do Rosário e das Bandas Filarmónicas de Louriçalense, Academia Musical União e Trabalho (Sarilhos Grandes) e da Moita.

Já famosa Tarde do Fogareiro acontece na sexta-feira, dia 16, entre as 13 e as 20h00, juntando milhares de pessoas prevenientes de várias zonas da região, com comes e bebes e animação. A seguir à largada, assim que são recolhidos os touros, a Avenida Dr. Teófilo Braga, na Moita, transforma-se num enorme espaço de convívio e animação: as mesas são montadas, os fogareiros acesos, os amigos chegam e a animação começa.

A tradicional regata com barcos típicos do Tejo, no dia 10, às 15 horas, a Feira Taurina, ou a FECI – Feira Comercial e Industrial, no Pavilhão de Exposições, são outros dos pontos altos destas grandes festas.