SAMINA pinta mural sobre Sebastião da Gama e Joana Luísa em Azeitão

Na rua José Augusto Coelho, no edfiício da Casa do Povo – Centro Infantil Sebastião da Gama, foi imaugurado, a 10 de abril, dia do centenário de nascimento do poeta da Arrábida, um novo mural, dedicado a Joana Luísa e Sebastião da Gama, elaborado por SAMINA.

“Este é um trabalho que me diz bastante porque eu sou de Quinta do Anjo, cresci perto da Serra da Arrábida e contacto com toda esta beleza natural que o Sebastião enaltecia muito”, evidenciou o artista.

João Samina nasceu em 1989, no concelho de Palmela, no distrito de Setúbal e desde cedo teve contacto com o mundo das artes, principalmente com desenho e com a pintura. Aos 14 anos iniciou o caminho no mundo da street art.

Entre 2007 e 2013 formou-se com mestrado em Arquitectura e foi aprendendo sobre o espaço e o contacto frequente com a geometria, tornando cada vez mais presentes no seu momento de criação.

“O meu trabalho passa por colocar em conflito/equilíbrio composições geométricas e a representação natural humana. Um equilíbrio que provavelmente nunca encontrarei, mas que a busca constante me faz chegar cada vez mais longe. Ao longo dos últimos anos venho-me sentindo capaz de produzir um trabalho cada vez mais consistente e com mais identidade, fruto de ideias mais consolidadas com base na minha formação em Arquitectura, no meu interesse na pintura ou no design gráfico mas principalmente na experiência adquirida das diversas intervenções que fiz nas cidades por onde tenho passado”, refere o artista.

Em 2010 ganhou a primeira competição de graffiti em Setúbal. Em 2014, pintou o mural do Centro Comercial Alegro Setúbal junto à zona da restauração.

A sua arte está presentes em vários paises como os Estados Unidos, Brasil, Índia, Turquia, Itália, França e Espanha.