Docente do Politécnico de Setúbal distinguida pela Ordem dos Fisioterapeutas

Madalena Gomes da Silva, docente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), foi uma das personalidades recentemente homenageadas pela Ordem dos Fisioterapeutas, por ter sido a primeira fisioterapeuta portuguesa a obter o grau de doutor neste ramo da Saúde.

O galardão foi entregue durante a cerimónia do 4.º aniversário da Ordem dos Fisioterapeutas, a 30 de setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, reconhecendo o mérito de vários outros profissionais que vêm contribuindo para o desenvolvimento e afirmação da Fisioterapia como disciplina científica autónoma.

Numa altura em que, em Portugal, não existia oferta de formação avançada nesta área, Madalena Gomes da Silva, docente e, de momento, também subdiretora da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), rumou até ao Reino Unido, em 1997, para se doutorar em Fisioterapia no prestigiado King’s College London (Universidade de Londres).

Uma decisão pioneira que, como lembrou ao receber o galardão, se deveu “aos estímulos e desafios” que foi tendo na sua vida profissional até essa data, através de professores, colegas e estudantes, sem antecipar, “na ingenuidade da juventude”, o que tal poderia vir a significar para o desenvolvimento da profissão.

“Hoje já somos muitos os doutorados em Fisioterapia e temos uma responsabilidade enorme: promover a integração da ciência na prática clínica. O que todos queremos é que os utentes, aqueles de quem cuidamos, recebam os melhores cuidados. É para eles que trabalhamos e essa tem que ser a nossa luz ao fundo do túnel”, afirmou.

Docente da ESS/IPS desde 2000, Madalena Gomes da Silva tem competências demonstradas nas áreas de Gestão de Projetos e Educação em Fisioterapia, acumulando também vasta experiência de trabalho em ambientes multidisciplinares e interculturais, através da coordenação de vários cursos internacionais na área da Saúde.

No domínio da investigação clínica, elegeu o envelhecimento como principal área de interesse, nomeadamente no que respeita à promoção da saúde e funcionalidade das pessoas idosas, prevenção do estilo de vida sedentário e a prevenção de quedas.