Municípios da Arrábida e ICNF unidos na promoção do Turismo de Natureza

Os Municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF) vão estabelecer um Protocolo de Colaboração que prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos para promover o Turismo de Natureza no Parque Natural da Arrábida (PNA). O Protocolo foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 4 de outubro.

Os três Municípios partilham o Território Arrábida e, em parceria com o ICNF, têm vindo a desenvolver um trabalho de colaboração, que já resultou na marcação de percursos pedestres no PNA. Foram marcados quatro percursos pedestres do tipo Pequenas Rotas (PR) no concelho de Palmela e um percurso pedestre do tipo Grande Rota (GR), que atravessa os territórios dos três Municípios. Existe assim a necessidade de estabelecer as formas de colaboração, no âmbito da proteção, conservação e valorização da natureza e dos bens naturais do PNA, o que motivou este Protocolo.

As quatro entidades comprometem-se a colaborar na criação de projetos e ações de desenvolvimento do Turismo de Natureza, associado à conservação, valorização e usufruto sustentado dos recursos naturais, nomeadamente, projetos de marcação, sinalização e manutenção de percursos pedestres, cicláveis e equestres.

O Protocolo tem a duração de um ano (renovável automaticamente por períodos iguais) e pode ser alargado a outras e entidades públicas com representação na área do PNA.