Fernando Almeida toma posse como Provedor do Estudante do IPS

Fernando Almeida, docente aposentado do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), toma posse a 10 de janeiro, como Provedor do Estudante, substituindo Isabel Mota de Castro que apresentou renúncia, por motivos pessoais, das funções que exercia desde março último.

A posse será conferida pela presidente do Conselho Geral do IPS, Sandra Martinho, órgão que votou por unanimidade, a 6 de dezembro, a sua designação para o cargo. Na sessão, agendada para as 17h00, no Anfiteatro da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), marcam também presença o vice-presidente da instituição, Pedro Ferreira, a Provedora do Estudante cessante e o estudante Ivan Svac, presidente da direção da Associação Académica (AAIPS).

Licenciado em Sociologia (ISCTE) e mestre em Ciências da Educação (UNL), Fernando Almeida conta com um percurso de 35 anos ao serviço do IPS, ao longo do qual exerceu vários cargos, entre os quais se destacam os de presidente do Conselho Diretivo/diretor da ESE/IPS (2008-2012) e de pró-presidente do IPS para a Promoção do Sucesso Escolar (2014-2018).

Enquanto docente da ESE/IPS coordenou o Departamento de Ciências, Multiculturalidade e Desenvolvimento e presidiu ao Conselho Pedagógico durante três mandatos, entre outras funções.

Segundo os estatutos do IPS, o Provedor do Estudante é um órgão independente, que desempenha a sua atividade durante um período de três anos, em articulação com a Associação Académica, escolas superiores e restantes órgãos e serviços do IPS. Entre as suas principais funções contam-se a promoção dos direitos dos estudantes e a colaboração ativa em atividades relacionadas com a promoção da qualidade do ensino no IPS, sendo por isso de extrema importância como garante da inclusão de todos os estudantes e das melhores condições de estudo e serviços prestados.