Curta “Caldeira de Tróia” de Alberto Pereira no Festival Internacional de Imagem e Natureza

A curta-metragem “Caldeira de Tróia – um paraíso a preservar”, realizada, pelo setubalense Alberto Pereira, em 2019, integra a selecção oficial do Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN), que terá lugar de 6 a 12 de novembro, em Vila Real, no Norte do país.

“Dominada pelas marés, a laguna da Caldeira de Tróia forma um plano de água na preia-mar e fica quase seca na baixa-mar, pondo a descoberto o sapal que a rodeia e os fundos lodosos, à medida que avançamos para o interior. A envolvente é formada por dunas com diferentes tipos de vegetação, das áreas mais húmidas – onde surge água doce à superfície – até ao pinhal e áreas de zimbral. Com um evidente interesse faunístico, florístico e paisagístico, a Caldeira de Tróia, situada dentro da Reserva Natural do Estuário do Sado, merece ser conservada e protegida, de modo a manter o seu equilíbrio ecológico. Cuidar e preservar este espaço único do Sado, é um exercício de defesa do bem comum, pensando nas gerações presentes e futuras”, refere Salvador Peres, .

O FIIN tem como principal objetivo promover a temática do património natural biológico, designadamente as regiões naturais, os ecossistemas, os habitats e as espécies da fauna e flora selvagens, através da selecção e classificação de obras cinematográficas relacionadas com esta temática. Pretende, igualmente, promover a cinematografia de natureza e fomentar o seu crescimento e desenvolvimento, para além de procurar lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade e o ambiente.


Ficha Técnica:

Realização e Produção, Câmara e Edição de Som e Imagem – Alberto Pereira

Música – “Variações” e “Sado Sentido”, de Alberto Pereira

Teclados – Alberto Pereira. Guitarra Clássica – Salvador Peres

Assistente – Dulce Pereira

Pode ver em: https://vimeo.com/albertopereirafilms