Concurso internacional de vinhos “La Selezione del Sindaco”: Vinhos de Setúbal conquistam 20 medalhas

Os vinhos de Setúbal ganharam 20 medalhas na 15.ª edição do Concurso Enológico Internacional “La Selezione del Sindaco”, que decorreu entre 26 e 28 de Maio, na cidade de L’Aquila, em Itália, situada no centro de um território historicamente com uma forte vocação vitivinícola.

O destaque vai para a Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões arrecadou 13 medalhas, das quais 8 de ouro – Contemporal Moscatel de Setúbal, Sobreiro de Pegões Premium tinto 2013, Rovisco Reserva tinto 2013, Adega de Pegões Alicant Bouschet tinto 2012, Adega de Pegões Cabernet Sauvignon tinto 2013, Rovisco Premium tinto 2013, Vinhas de Pegões Colheita Seleccionada tinto 2013, Adega de Pegões Aragonez tinto 2013, e 5 de prata – Adega de Pegões Syrah tinto 2013, Adega de Pegões Moscatel Roxo, Adega de Pegões Moscatel de Setúbal Contemporal tinto 2014, Vinhas de Pegões Colheita Seleccionada branco 2015.

As restantes 7 medalhas são de produtores vitivinícolas do concelho de Palmela. Foram galardoados com medalha de ouro os vinhos Moscatel de Setúbal Reserva DOC (Venâncio da Costa Lima), Moscatel de Setúbal (Xavier Santana), Syrah Reserva (Casa Ermelinda Freitas) e Touriga Nacional Reserva (Casa Ermelinda Freitas). Receberam medalhas de prata Dizem que é Tinto (Adega Camolas), Cabernet Sauvignon (Casa Ermelinda Freitas) e Lobo Mau Branco (Casa Agrícola Assis Lobo).

No total, o júri, composto por 80 provadores, avaliou mais de 1.100 vinhos a concurso, atribuindo 16 medalhas de grande ouro, 118 medalhas de ouro e 215 medalhas de prata. Portugal, que concorreu com cerca de 200 vinhos trouxe de Itália 68 medalhas (3 de grande ouro, 23 de ouro e 42 de prata), sendo a Península de Setúbal a região mais premiada, com 20 galardões, sendo que 13 medalhas foram arrecadadas pela Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões.

Recorde-se que este é o único certame que prevê a participação conjunta das empresas vinícolas com os seus municípios de origem.

A Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) que no ano passado teve a responsabilidade da organização do concurso em Oeiras, foi uma das entidades parceiras desta edição, tendo marcado a sua presença no concurso juntamente com 12 conceituados enólogos portugueses. O secretário-geral da AMPV, José Arruda, foi o coordenador do grupo português.

A AMPV marca presença na Feira Nacional de Agricultura, a decorrer em Santarém, até 12 de Junho, com os vinhos portugueses premiados nesta edição do concurso.