Adega de Pegões ganha medalhas de ouro nos concursos de vinhos na Alemanha e França

A adega de Pegões, sita no concelho do Montijo, conquistou várias medalhas de ouro e prata nos concursos internacionais de vinho decorridos na Alemanha e França.


N Mundus Vini Spring Tasting 2023, organizado pela editora alemã especializada em vinhos e bebidas alcoólicas Meininger Verlag GmbH, a Adega de Pegões arrecadou 6 medalhas de ouro e quatro de prata.
Na 32.ª edição do Mundus Vini Spring Tasting, realizada no final de fevereiro, na Alemanha, que contou com 7.500 vinhos de todo o mundo, avaliados por um júri composto por 242 especialistas internacionais de 46 países ao longo de seis dias, a Adega de Pegões brilhou e ganhou seis medalhas de ouro com “2021 Contemporal VR Península de Setúbal”, “2016 Adega de Pegões Selected Harvest Red”, “2019 Adega de Pegões Syrah”, “2021 Vinhas de Pegões Touriga Nacional VR Peninsula de Setúbal”, “2022 Vinhas de Pegões Syrah”, “2013 Contemporal Moscatel Roxo” e 4 medalhas de prata com “2019 Vinhas de Pegões Barricas Novas Reserva”, “2018 Adega de Pegões Merlot”, “2020 Rovisco Pais Premium red”, “2021 Portinho DO Covo red”.


Este concurso internacional de vinhos, realizado na Alemanha, é uma competição vinícola internacional, que visa a promoção da qualidade e vendas dos vinhos. Composta por um júri independente e neutro, o concurso atribui um elevado nível de reconhecimento aos vinhos e produtores participantes através da entrega de medalhas.


Com 298 medalhas (11 de Grande Ouro; 204 de Ouro, 83 de Prata), Portugal ocupou novamente o 4.º lugar no ranking dos países participantes no concurso. Os países com o maior número de medalhas atribuídas foram Itália, com 709 medalhas, Espanha, com 548, França, com 317, Portugal, com 298 e Alemanha, que contou com 182 medalhas.


A Adega de Pegões participou ainda na última edição do concurso francês “Vinalies Internationales”.
Adega de Pegões Syrah Syrah duas grandes medalhas de ouro com “Adega de Pegões Touriga Nacional Touriga nacional” e “Contemporal Moscatel Roxo Moscatel” e duas medalhas de ouro com “Rovisco Pais Premium red Aragonês, Touriga nacional, Cabernet-sauvignon” e “Contemporal white Moscatel” e uma medalha de prata com “Portinho do Covo red Aragonês, Syrah, Cabernet-sauvignon”.


Uma das mais importantes competições de vinho de França atribuiu 34 medalhas ouro e 61 de medalhas de prata aos vinhos portugueses. A 22ª edição do concurso reuniu mais de 3.500 amostras de vinho, de todas as regiões vitivinícolas do mundo.


A região do Porto e Douro somou 29 medalhas e foi a grande vencedora entre as regiões portuguesas premiadas. O Alentejo, Península de Setúbal e Lisboa também estão entre as regiões mais premiadas.
O principal objetivo deste concurso é enfatizar a capacidade de maturação e as qualidades intrínsecas dos vinhos. O Vinalies Internationales decorreu em Paris e é organizado pela União dos Enólogos de França.