Companhia Mascarenhas-Martins apresenta temporada para 1.º trimestre de 2024 no Montijo

A companhia Mascarenhas-Martins apresenta a temporada para 1.º trimestre de 2024, entre janeiro e março, dentro e fora da Casa da Música Jorge Peixinho, no Montijo.

O primeiro trimestre de programação da Mascarenhas-Martins na Casa da Música Jorge Peixinho dá continuidade à conjugação entre música e teatro, sem esquecer os mais novos. Neste período terão lugar vários momentos de celebração: o nono aniversário da Mascarenhas-Martins com uma conversa e um concerto (13 de Janeiro); a comemoração do 84.º aniversário do nascimento de Jorge Peixinho, com um programa especial preparado pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (20 de Janeiro); um recital oferecido por Ilídio Massacote no momento em que festeja quarenta anos de carreira (15 de Março); o Dia Mundial do Teatro, com um programa duplo que inclui a habitual leitura encenada pela Mascarenhas-Martins (27 de Março) e a apresentação do monólogo “Simão Solis”, da estrutura O Fim do Teatro (28 de Março).

Para além destas efemérides, a companhia vai estrear também um concerto em torno dos 50 anos de percurso de Luís Madureira, uma produção Mascarenhas-Martins com o título “Modéstia à parte” (16 a 25 de Fevereiro), com base em repertório interpretado, ao longo dos anos, pelo cantor, actor e professor. Com direcção de Levi Martins, este concerto incluirá um conjunto de elementos biográficos, citações e fontes documentais para assinalar este marco de longevidade do notável percurso de Luís Madureira.

No que diz respeito a programação destinada à infância, vão ser apresentados os espectáculos “O valor das pequenas coisas”, do LAMA Teatro (27 de Janeiro), e “Pelos cabelos”, do Teatro de Marionetas do Porto (3 de Março).

Na área do teatro, a Terra Amarela, plataforma de criação inclusiva, trará o recém-estreado espectáculo “O tamanho das coisas” (2 e 3 de Fevereiro) e, na semana anterior, oficinas de escrita e criação teatral. “Mil e uma noites”, projecto de longa duração da UmColetivo, vai andar em residência pelo Montijo e, no final, dar origem à gravação ao vivo de uma sessão de teatro radiofónico (10 de Março).

Haverá ainda tempo para a Casa da Música Jorge Peixinho receber a fadista Beatriz Felício (22 de Março), que se prepara para lançar o seu primeiro álbum em 2024.

Neste trimestre vai regressar também o projecto Melomania, proposta de escuta colectiva de discos que continuará a realizar-se no espaço do Ateneu Popular de Montijo.

Fundada em 2015, a Mascarenhas-Martins é uma estrutura de criação artística que também se dedica à intervenção cultural e à acção pedagógica. A sua programação procura reflectir o seu carácter multidisciplinar, apostando numa oferta regular, ecléctica, destinada sobretudo à população do concelho de Montijo.

Apoios: República Portuguesa — Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal do Montijo, Junta de Freguesia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro