Dia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro – Francisco Santos recebe “Barca Aldegalega”

A entrega da “Barca Aldegalega” a José Francisco dos Santos, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida e o concerto com Paulo de Carvalho, na praça da República, foram os momentos marcantes do , nos dias 14 e 15 de Setembro

José Francisco dos Santos recebeu a distinção de mérito “Barca Aldegalega” pela dedicação ao montijo e aos montijenses com um percurso de vida dividido entre o ensino e a política, numa cerimónia em que foi aplaudido de pé, perante a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, a presidente da Assembleia Municipal, Catarina Marcelino, o presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, o presidente da Associação Nacional das Freguesias, Pedro Cegonho e do presidente da Assembleia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, Manuel Marques.

O homenageado assumiu que enquanto professor sente -se “duplamente honrado. Por um lado, integrei uma classe profissional docente a qual visa a valorização da juventude do concelho do montijo, preparando-os para o futuro”. Por outro lado, “foi uma preocupação e uma responsabilidade que assumi com consciência humilde que fui um individuo que sempre apostou nas capacidades dos alunos e alunas e que as mesmas se concretizassem pela excelência formativa e educativa”, adiantou o homenageado.

Como autarca José Francisco dos Santos afirmou  que “em todos os órgãos que fiz parte tive sempre a honra e o privilégio de trabalhar com homens e mulheres com grande experiência que contribuíram muito para os excelentes resultados alcançados. Com todas elas e todos eles aprendi imenso e por isso estou grato.”

A cerimónia contou ainda com a entrega de uma lembrança pelo presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso. O presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho, entregou ao homenageado o PIN de Ouro a mais alta distinção atribuída pela Associação Nacional das Freguesias.

José Francisco dos Santos nasceu em 1935 na cidade de Portimão. Vive no Montijo desde 1963. Casado, pai de dois filhos e avô de cinco netos. Desde 1963 e até 19 de outubro de 2017 dividiu o seu percurso de vida como professor do ensino secundário e autarca.

Professor do Ensino Secundário, desde 1963, foi durante 20 anos (1978 a 1998) Presidente do Conselho Diretivo da atual Escola Secundária Jorge Peixinho. A partir de 1993, iniciou o seu percurso de autarca, num total de 24 anos. Passou pelos três órgãos autárquicos: Assembleia Municipal (líder da Bancada do PS no mandato 1993/1997), Junta de Freguesia (presidente de 1997 a 2013) e Câmara Municipal (vereador de 2013 a 2017).

Numa noite de emoções, o galardoado foi por referido por todos como uma pessoa amiga, companheira, e dedicada às causas, merecedora de todas as homenagens. A cerimónia terminou, da melhor forma, com concerto de Paulo de Carvalho.

No dia seguinte, 15 de setembro, as comemorações do Dia da Freguesia continuaram com três momentos musicais na Praça da República, uma sessão de fados pela Banda Democrática 2 de Janeiro, a atuação do grupo Guitarras de Amigos da Escola de Artes Sinfonias & Eventos. A noite finalizou com o DJ Pedro R.