Casa da Poesia de Setúbal distingue jovens poetas

A Casa da Poesia de Setúbal em parceria com a União de Freguesias de Setúbal procedeu à entrega dos prémios da 1.ª edição do concurso “Jovens Poetas” em homenagem a Maria Adelaide Rosado Pinto”, a 30 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, de forma a promover a criatividade no campo da poesia e a divulgar a obra da poetisa e musicóloga nascida na cidade de Setúbal.


A presidente da Casa da Poesia de Setúbal, Alexandrina Pereira, agradeceu a participação dos 31 jovens neste concurso, “dando assim sentido a que estejamos aqui a celebrar a poesia e a assinalarmos de forma também muito especial o dia em que nasceu Maria Adelaide Rosado Pinto, que caso fosse possível, completaria hoje 110 anos”.


Alexandrina Pereira agradeceu ainda a Eduardo Rosado Pinto por “nos ter confiado e subsidiado a realização deste concurso de poesia em honra de sua tia Maria Adelaide Rosado Pinto, proporcionando-nos assim o prazer de ‘chamar’ à Casa da Poesia tantos jovens poetas, que, quem sabe, um dia poderão ser os arautos da poesia em nome da paz”.


A dirigente agradeceu também a parceria da União das Freguesias de Setúbal, e do seu presidente Rui Canas, que “disponibilizou todos os meios de que necessitámos e ainda acrescentou parte das ofertas entregues a todos os participantes”.


Alexandrina Pereira agradeceu à Câmara Municipal de Setúbal, representada na cerimónia por pela vice-presidente, Carla Guerreiro, “por ter cedido este bonito espaço e pelas lembranças entregues aos vencedores dos três primeiros lugares de cada escalão, e ainda o lanche oferecido aos nossos jovens poetas” bem como aos elementos do júri, o professor João Reis Ribeiro, elemento da direção da Casa da Poesia de Setúbal, Nuno Marques do departamento da Cultura da União das Freguesias de Setúbal e à professora Dina Barco, que declamou poemas do jovens poetas e ao Conservatório Regional de Música de Setúbal e à Academia de Música e Belas Artes que desde o primeiro instante se disponibilizaram-se para participar nesta cerimónia.


“Termino com um agradecimento a todos os familiares dos jovens concorrentes que aceitaram o nosso convite para estarem presentes e, muito importante, independentemente dos seus educandos estarem ou não premiados”, frisa a poetisa.


“Quis destacar este gesto porque considero de elevada relevância o estímulo que damos aos nossos filhos para que participem nestes ou noutros concursos, mas, também importa que lhes falem da importância de saber ganhar e saber perder. Neste caso, nunca se perde. Ganha-se sempre”, concluiu.
Já Nuno Marques, da União de Freguesias de Setúbal, disse que “este momento celebra o caminho que começámos aqui por iniciativa da família Rosado Pinto e da Casa da Poesia, que nos lançaram este desafio de sermos parceiros num concurso de poesia e aceitámos desde a primeira hora”, apontando duas razões, “assinalar o legado da família Rosado Pinto a nível da poesia e música” e “estimular a escrita e o gosto pela poesia”. O autarca que também foi júri manifestou-se “particularmente surpreendido pela qualidade dos poemas” apresentados.


Eduardo Rosado Pinto disse que “hoje é um dia muito especial ao lembrar a minha tia no dia em que ela faz 110 anos, era uma mulher à frente do seu tempo, na sua atividade”, recordando o legado da sua família ligado à história da cidade de Setúbal.


Carla Guerreiro realçou que “Setúbal é uma cidade de poetas” e a “poesia é uma marca da nossa cidade”.

Jovens dos 10 aos 17 anos
Os vencedores do concurso


Os participantes foram divididos em dois escalões: dos 10 aos 14 anos e dos 15 aos 17 anos. Foram atribuídos três prémios em cada escalão com valores que oscilam entre os 100€ e os 250€.


No escalão dos 10 aos 14 anos os jovens distinguidos são os seguintes: 1.º lugar Catarina Isabel Hernandez Rafael com o poema “Camponesa de Olhos profundos”, 2.º lugar Tiago Lino Sedas com o poema “Cidade ao Contrário”, 3.º lugar Carolina Isabel Baptista com o poema “Vontade de Amar”. O júri atribuiu menções honrosas a Lara de Jesus Gil com o poema “Saudade que aperta” e a Ona Rueda Madeira com o poema “As melhores amigas”.


No escalão dos 15 aos 17 anos foram premiados: 1.º lugar Maria Vilaverde Justino com o poema “Meia-noite”, 2.º lugar Matilde Catarreira e Cunha com o poema “Na Terra”, 3.º lugar Tânia Parreira com o poema “Foram os teus beijos que me criaram”. O júri atribui também menções honrosas a Joana Cordeiro da Costa Passos com o poema “E se tudo fosse janelas” e a Mafalda Teixeira de Sousa com o poema “O toque de quem já passou”.