Flávio Fernandes, ensaiador da marcha da União Desportiva e Recreativa e (UDR) das Pontes, conquistou o júri do concurso deste ano que premiou a sua criatividade, a Melhor Música para e Joana Lança como melhor Madrinha. A marcha que apresentou o tema “Isto hoje vai dar caldeirada!” conquistou todos os prémios, com exceção da melhor letra. O jovem ensaiador tem inovado na apresentação desta marcha, conseguindo sempre uma sincronização perfeita dos marchantes. “É a recompensa, pelos meses de trabalho dedicados”, disse Flávio Fernandes, em entrevista ao Setúbal Mais. Marchante durante duas décadas, quando assumiu o papel de ensaiador da marcha das Pontes tem alcançado vários prémios até à vitória final.
Florindo Cardoso
Setúbal Mais – Como foi a sua reação ao saber que a marcha da URD das Pontes foi a grande vencedora desta edição, conquistando todos os prémios, exceto a letra?
Flávio Fernandes – Foi a melhor claro. Estávamos confiantes, tínhamos a noção de que o nosso trabalho tinha qualidade para vencer, mas ter a confirmação é sempre aquele momento único, e com tantos prémios, melhor ainda. É a recompensa pelos meses de trabalho dedicados a esta marcha.
Setúbal Mais – Como surgiu a ideia do tema da marcha e como se desenvolveu o trabalho criativo?
Flávio Fernandes – Surgiu num dia de praia, em Tróia entre eu e o autor da letra, o Tiago Pacheco. Começou por ser um tema mais abrangente, fomos limando e acabou por ficar apenas a caldeirada. Comecei a fazer a pesquisa necessária sobre a história deste prato tão famoso em Setúbal, as suas origens, e o resto foi surgindo.
Setúbal Mais – Como surgiu a ideia de apresentar duas madrinhas nos desfiles, neste caso mãe e filha?
Flávio Fernandes – Era uma ideia que tinha na cabeça, praticamente desde que conheço a Carla e a Joana Lança, mãe e filha. Este ano foi oportuno. O tema em si facilitou, a letra foi escrita a pensar em duas vozes e a música idem. E foi bonito, muito bonito ver a cumplicidade que uma tem com a outra. Para alguns é injusto, por acharem mais fácil cantar só metade do tempo. No meu ponto de vista, torna-se mais difícil, precisam acertar quando é a vez de cada uma cantar, sem enganos, e precisam dividir o protagonismo, ou seja, cada uma delas só brilha durante metade do tempo. Portanto, tudo são pontos de vista.
Setúbal Mais – Uma das boas críticas foi a sincronização dos marchantes nos dois desfiles. Foi difícil atingir esse trabalho?
Flávio Fernandes – Um bom resultado depende sempre de um bom trabalho. Um bom trabalho, só existe com dedicação, persistência, resiliência (palavra tão utilizada nos dias de hoje), tudo isto junto é difícil sim, mas consegue-se. Tudo se torna mais fácil quando os ensaios fluem de forma organizada, e com abertura para ouvir o lado dos marchantes. Eu tenho os melhores marchantes, eles têm um ensaiador que foi marchante vinte anos. São dois fatores a favor.
Setúbal Mais – Tem conseguido ótimos lugares até à vitória deste ano no Concurso das Marchas Populares de Setúbal. Pensa em continuar?
Flávio Fernandes – É verdade, somos (UDR PONTES) tricampeões do prémio de desfile, bicampeões de coreografia. A Carla Lança já tinha ganho o prémio de Melhor Madrinha, comigo como ensaiador, agora a Joana Lança. Este ano, conseguimos tudo, menos a letra. Estamos orgulhosos. Continuar é cedo para dizer, ideias não faltam, mas a vida muda de ano para ano. Em fevereiro, logo se vê.
Concurso das Marchas Populares de Setúbal
União Desportiva e Recreativa das Pontes é a grande vencedora
A União Desportiva e Recreativa (UDR) das Pontes foi a grande vencedora as Marchas Populares de Setúbal 2023, numa decisão tomada pelo júri após as apresentações dos desfiles no dia 17, na avenida Luísa Todi, e a concurso, no dia 24 de junho, no Pavilhão Municipal das Manteigadas. Os prémios foram entregues, a 1 de julho, na Casa da Baía, onde o vereador da Cultura, Pedro Pina, enalteceu a participação, dedicação e qualidade de todas as coletividades a concurso.
A UDR vence assim pela primeira vez este certame pelas mãos do ensaiador Flávio Fernandes que escolheu o tema “Isto hoje vai dar caldeirada”. A coletividade ganhou todos os prémios (Melhor Madrinha com Joana Lança, Melhor Música da autoria de Artur Jordão e ainda Melhor Desfile, Melhor Coreografia, Cenografia e Figurino da autoria de Flávio Fernandes, com exceção da Melhor Letra que foi para o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, que arrecadou a distinção de melhor Letra, da autoria de Alexandrina Pereira.
O júri da prova, presidido por Teresinha Landeiro, atribuiu o segundo lugar do concurso das Marchas Populares de Setúbal de 2023 foi atribuído ao Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau. O Grupo Desportivo O Independente ficou no terceiro lugar, seguindo-se, na quarta posição, a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, em quinto lugar, o Núcleo de Bicross de Setúbal e, em sexto, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”.
De referir ainda a participação da marcha extraconcurso, designada por Marcha Honorária da APPACDM, com o tema “Setúbal dos Laranjais”, ensaiada por Elisabete Moreira, acompanhada pela madrinha Patrícia Rosa e pelo padrinho Miguel Assis.
Além de Teresinha Landeiro enquanto presidente, o júri do concurso integrou Sara Loureiro (Letra), Pedro Rego (Música), Rafaela Gomes (Coreografia), Sónia Marques (Figurino) e Carlos Subtil (Cenografia).
De realçar o registo de duas penalizações que, no entanto, não tiveram qualquer influência no ordenamento da classificação geral do concurso. O Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau foi penalizado com dois pontos, como descrito no ponto 7 do artigo 17.º do Regulamento das Marchas Populares de Setúbal, onde se se determina não serem permitidas alterações de arcos, trajes ou outros materiais cenográficos depois da primeira apresentação. A outra penalização foi atribuída ao Grupo Desportivo O Independente, ao ter sido considerado o ponto 5 do artigo 7.º do respetivo regulamento, devido à alusão na letra ao termo Moscatel “Torna-Viagem”, por se tratar de uma designação comercial.
A poetisa Alexandrina Pereira ganhou o prémio de Melhor Letra das Marchas Populares de Setúbal. O poema “Ai Bairro Santos… tanta recordação a enfeitar cada janela!” conquistou o júri ao ser apresentado pela marcha do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, pela voz da carismática madrinha Ivone Dias. Este já é o 12.º prémio conquistado por Alexandrina Pereira no concurso das Marchas Populares de Setúbal através das coletividades participantes.