A comunidade do concelho vai reviver um momento alto do calendário escolar com a realização da Feira Quinhentista na próxima sexta-feira, 26 de maio, um evento que está aberto à população e que decorrerá este ano no recinto da Escola EB 2,3 El-Rei D. Manuel I, em Alcochete.
Organizada pelo Agrupamento de Escolas de Alcochete, a Feira Quinhentista tem início às 9h30 com o cortejo da entrada régia de D. Manuel I na vila desde o estabelecimento escolar até ao edifício da Câmara Municipal de Alcochete, onde às 10h00 será dramatizada a entrega da chave do concelho ao monarca que nasceu em Alcochete a 31 de maio de 1469.
O cortejo percorrerá os seguintes arruamentos: avenida da Restauração, avenida D. Manuel I, largo da Misericórdia (pelourinho), rua José André dos Santos, largo Coronel Ramos da Costa, rua João de Deus e largo de São João. No regresso à escola o cortejo passa no largo da República, largo Coronel Ramos da Costa e segue pela rua Professor Leite da Cunha até ao estabelecimento escolar.
O município de Alcochete apoia esta iniciativa ciente de que “a preparação e a vivência desta atividade possibilitam aos alunos do Agrupamento de Escolas de Alcochete fortalecer os conhecimentos históricos da sua identidade local e partilharem os mesmos com toda a comunidade”.
Com a realização da Feira Quinhentista pretende-se divulgar a época de quinhentos através da dinamização de um evento de recriação histórica com atividades mercantis e de animação, designadamente mercado, malabarismo, gaiteiros, falcoaria, jogos medievais, música medieval, danças medievais e renascentistas, danças orientais, rábulas vicentinas, mostra de armas e justas de cavaleiros.