Câmara de Setúbal atribui Medalha da Cidade ao treinador do Benfica

A Câmara Municipal de Setúbal vai atribuir a Medalha da Cidade, na classe de Desporto, a Bruno Lage, treinador do Benfica. A cerimónia de entrega da distinção decorrerá a 15 de Setembro, nos Paços do Concelho de Setúbal.

Conhecido como Bruno Lage, apelido que adoptou para o futebol através do seu pai, Fernando Lage, é natural de Setúbal, onde nasceu a 12 de Maio de 1976. Completou os estudos na Escola Secundária da Bela Vista, curso de Desporto, tendo ingressado no Instituto Superior Ciências do Sul onde se licenciou em Educação Física e Saúde, com Especialização em Futebol.

Actualmente possui o Curso de Treinador de Futebol UEFA A. Iniciou o seu percurso como treinador de Futebol ao serviço da formação do Vitória Futebol Clube na época de 1997/1998, tenho passado por vários clubes, como 1º de Maio, Estrela de Vendas Novas, Comércio e Indústria, Fazendense e Sintrense.

A sua primeira chegada ao Sport Lisboa e Benfica dá-se em 2004, com a entrada de António Carraça para o cargo de gestor do futebol de formação do Benfica. Com um plano assentado na juventude e a pensar na construção de um centro de treino e estágio inovador no Seixal, o presidente do clube da Luz, Luis Filipe Vieira apostou em Bruno Lage para liderar os juvenis do Benfica. Foi na Luz que Lage reencontrou Jaime Graça, antiga glória do Benfica e Vitória de Setúbal, coordenador técnico da formação das “águias” e que acompanhou Lage quando este era treinador das camadas jovens dos sadinos. Num total de oito épocas, Bruno Lage passou pelos iniciados, juvenis e juniores do Benfica, sagrando-se campeão dos sub-15 em 2008/2009 e de sub-17 em 2010/2011. Durante este tempo, treinou jogadores que chegaram a palcos internacionais ou à Primeira Liga em Portugal como Bernardo Silva, João Cancelo, Gonçalo Guedes, Hélder Costa, Bruno Varela, Ricardo Horta, Rony Lopes, Bruno Gaspar ou Ivan Cavaleiro.

Em 2012, rumou até aos Emirados Árabes Unidos e ao Dubai para treinar a equipa B e juniores do Al-Ahli. Três anos depois, surgiu o convite de Carlos Carvalhal para ser seu adjunto no Sheffield Wednesday de Inglaterra.

Depois de duas épocas na segunda divisão inglesa e outra com o Swansea na Premier League, Bruno Lage volta ao Sport Lisboa e Benfica na época 2018/2019, como treinador da equipa B. Promovido em janeiro de 2019 passou a orientar a equipa principal do clube, tendo-se sagrado Campeão Nacional passados 5 meses, obtendo assim, o 37ª título da história do Sport Lisboa e Benfica.

Em Agosto de 2019, inicia a época 2019/2020 a vencer um dos torneios de pré-época mais prestigiantes do mundo, o International Champions Cup 2019 e a Supertaça Portuguesa, frente ao Sporting Clube de Portugal.

Treinador adjunto também recebe medalha

Também será atribuída a Medalha da Cidade, na mesma classe, a Alexandre Raminhas da Silva, treinador adjunto do Benfica.

Natural de Setúbal, onde nasceu a 31 de Dezembro de 1978. Licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, Pós Especialização em Treino do Jovem Atleta. Mestre em Treino Desportivo pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Atualmente possui o Curso de Treinadores Nível III da UEFA.

Professor de Educação Física do quadro de Zona Pedagógica com mais de 10 anos de serviço. Com passagem pela formação do Sporting Clube de Portugal, voltou ao Sport Lisboa e Benfica em 2018 para trabalhar na equipa B.

Actualmente, é treinador adjunto na equipa principal do Sport Lisboa e Benfica, tendo assumido tarefas em Janeiro de 2019, sagrando-se Campeão Nacional na época 2018/2019, e mais recentemente vencedor da Supertaça, realizada em agosto de 2019, frente ao Sporting Clube de Portugal.

Em Setúbal, sua terra natal, foi treinador dos sub-16 e sub-17 do Vitória Futebol Clube em 2004/2005. Coordenador Técnico do Sonho XXI, em 2011/2012. Actualmente é vice-presidente do Núcleo de Setúbal da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.