A União das Freguesias de Setúbal investiu cerca de 43 mil euros para o controlo do crescimento de ervas nos espaços públicos para fazer face aos desafios encontrados na garantia da limpeza e higiene na sua área de actuação.
Após deixar de utilizar herbicidas químicos em 2017, nomeadamente o glifosato, para a eliminação de pragas e plantas invasoras, a Junta de Freguesia procurou soluções amigas do ambiente.
“Apesar de contribuírem para a melhoria da saúde pública, assistiu-se ao acentuado crescimento de ervas, tendo exigido a utilização de mais recursos humanos e materiais para o seu controlo”, refere a autarquia, adiantando que “a situação não prevista levou à dedicação de 12 trabalhadores apenas para a deservagem, com acções mensais que exigiram horas extraordinárias e a acção de mais equipamentos próprios para o desenvolvimento deste trabalho”.
A União das Freguesias de Setúbal procurou “tornar esta tarefa mais eficiente e eficaz, tendo encontrado uma solução amiga do ambiente que, além de ser biológica, irá prolongar o efeito do corte e limpeza de ervas por períodos mais longos, entre seis e oito meses, sendo assim de esperar que se realizem duas ações por ano”, reforçando que “o produto de carácter biológico, sem qualquer tipo de contraindicações para seres humanos e animais, é de aplicação natural e atua na raíz das ervas, impedindo o seu crescimento nos espaços públicos. Para que seja aplicado, as ruas deverão estar devidamente limpas de ervas e lavadas”.
A Junta de Freguesia criou uma equipa para aplicação do produto e adquiriu uma viatura necessária para o transporte e aplicação do mesmo, no valor de 16 mil euros.
Os trabalhos serão iniciados em Setembro e complementados com duas máquinas: uma para corte de mato, no valor de 4.200 euros, e uma para limpeza de ervas em passeios, no valor de 2.700 euros. O produto biológico a ser aplicado representa um investimento de 6 mil euros.
Para o desenvolvimento destas intervenções, a União das Freguesias de Setúbal fez também o reforço dos Recursos Humanos com mais três trabalhadores até ao final do ano, no valor de 14 mil euros. No total, a Junta investiu perto de 43 mil euros para a melhoria da limpeza e higiene urbana.
“Este mesmo investimento vem garantir a melhoria do serviço prestado pela União das Freguesias de Setúbal, através do Setor Operacional, contribuindo para a saúde pública e bem-estar da população, com um pensamento ligado à protecção ambiental”, conclui.