As Marchas Populares de Setúbal vão desfilar no dia 15, pelas 22h00, na avenida Luísa Todi com o tema Liberdade para assinalar os 50 anos do 25 de abril. Desfilarão oito marchas a concurso representantes do Ídolos da Praça, Bicross, Independente, Praiense, Palhavã, Santos Nicolau, “Os 13” e Pontes, duas marchas infantis do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau e de “Os 13”, e a marcha da APPACDM Setúbal, em extra-concurso. Segue-se a apresentação a concurso nos dias 21 e 22 e3 junho, às 21h30, no Pavilhão Municipal das Manteigadas.
Na apresentação do evento, a 7 de junho, na Casa da Cultura, o vereador da Cultura, Pedro Pina, explicou a escolha de Deolinda de Jesus para presidente do júri. “É uma setubalense que vive a sua cidade e as marchas” e por isso é “uma escolha inevitável” e “total justiça”.
“É com grande satisfação que este ano voltamos a ter oito marchas a concurso e três a extraconcurso, depois de dois anos difíceis, com menos participantes, devido à pandemia”, sublinhou o vereador Pedro Pina na conferência de imprensa, realizada na Casa da Cultura.
O autarca salientou que, “mesmo nesse período difícil”, em que não foi possível marchar na Avenida Luísa Todi e no Pavilhão Municipal das Manteigadas, o município “não deixou de apoiar as marchas com verbas”, com o propósito de “manter a identidade” do evento.
Pedro Pina saudou o trabalho de todas as pessoas envolvidas nas Marchas Populares, um evento que é “um momento incontornável da vida cultural da cidade, uma manifestação popular, tradicional, que traz muito do que a cidade tem nos seus territórios, nos seus bairros, nas suas freguesias”.
Por isso, o autarca evidenciou o empenho da Câmara Municipal de Setúbal em “tentar, ano após ano, fazer melhor”.
Com o aumento do número de coletividades participantes e o reforço do apoio financeiro, a edição de 2024 das Marchas Populares está orçada em mais de 200 mil euros, incluindo apoio logístico.
“Esta é uma edição particularmente grata porque contraria os arautos da desgraça, que, sobretudo nos últimos anos, foram vaticinando a falta de empenho municipal. Sempre fomos parte ativa, estimulando para que as coletividades se envolvam e construam”, destacou o vereador.
Já Deolinda de Jesus prometeu ser “isenta e justa” na avaliação das marchas a concurso. “Agradeço imenso o convite” e aceitei porque “vivo muito as marchas” e “estou capacitada” para tal.
A cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores está marcada para 28 de junho, *as 21h30, no Forte de Albarquel.
Temas, padrinhos/madrinhas e ensaiadores
“Pesco-te na rede oh ribolé” é a marcha do Núcleo Recreativo e Desportivo ídolos da Praça, que tem como madrinha Inês Pereira e ensaiador Francisco Branquinho, sendo a primeira a desfilar.
Seguem-se o Núcleo de Bicross de Setúbal, com “Setúbal, meu Berço Minha Paixão” e Margarida Piedade como madrinha e João Esteves e Fábio Carmelo como ensaiadores, o Grupo Desportivo Independente, com o tema “A festa melhor que há… É a festa da Caldeira!”, a madrinha Sara Margarida e o ensaiador Bruno Frazão, e a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, com a marcha “A Lenda da Moura Encantada”, os padrinhos Joana Sales e Vasco Avença e a ensaiadora Isabel Conceição.
Participam ainda as marchas “Palhavã, nossa Paixão!”, com a madrinha Joana Batista e o ensaiador Amílcar Caetano, em representação do Clube Recreativo Palhavã, “Não me toques… chega p’ra lá!”, com a madrinha Carolina Mendes e o ensaiador Rui Conceição, do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.
O Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” leva o tema “Isto agora, ou vai ou Marcha!”, a madrinha Marlene Couto Ferreira e o ensaiador Nuno Miguel, enquanto a União Desportiva e Recreativa das Pontes apresenta “O Recruta e a Sopeira – A história de amor entre o Zé Cravo e a Rosa Albardeira”, com a madrinha Carla Lança e o ensaiador Carlos Zacarias.
A APPACDM apresenta “Moinhos de Setúbal”, com os padrinhos Patrícia Rosa e Miguel Assis e a ensaiadora Elisabete Moreira, a marcha Infantil do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau mostra “Bairro Santos, uma Pérola em Miniatura”, com o padrinho Rafael Ascenso e o ensaiador André Rocha.
Já a marcha infantil do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” intitula-se “A Mais Bela Flor de Setúbal”, com os padrinhos Maria Rita Cortez e Joel Carvalho e o ensaiador Nuno Miguel.