Câmara de Palmela lamenta morte de Lúcio da Costa Calha

Lúcio da Costa Calha faleceu, a 22 de julho, aos 84 anos de idade, legando-nos “um percurso exemplar de intervenção cívica e social e de disponibilidade para trabalhar ao serviço da sua terra”, refere o voto de pesar da Câmara Municioal de Palmela. “O concelho de Palmela perdeu um homem bom”, refere ainda o município.

Agraciado em junho do presente ano, no Dia do Concelho, com a Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro, Lúcio Calha, natural de Palmela, foi Operário-Metalúrgico na Lisnave, em Almada, e na CUF, no Barreiro, e Encarregado-Geral nos Estaleiros Navais da Setenave, em Setúbal. O seu sentido de liderança e justiça e a frontalidade e coragem com que sempre defendeu os seus ideais valeram-lhe o reconhecimento dos seus pares.

Profundamente dedicado à sua terra e empenhado em contribuir para o desenvolvimento da sua vida social e cultural, foi um cidadão ativo e ocupou um papel determinante no panorama político e associativo local.

Dinamizou Cursos de Alfabetização para pessoas adultas nas freguesias de Poceirão e Marateca, ainda durante o Estado Novo, e veio a integrar o primeiro Executivo da Câmara Municipal de Palmela, enquanto Vereador independente pela FEPU a 12 de dezembro de 1976 (mandato 1977/79) e nos mandatos 1980/82 e 1983/85 pela APU. Mais tarde, fez parte da Assembleia Municipal de Palmela, ocupando nos dois mandatos seguintes, entre 1986 e 1993, o lugar de 1.º Secretário da Mesa da Assembleia.

Ajudou a desenhar e a aprofundar a tradição associativa deste território e a consolidar projetos que são marca de sucesso e desenvolvimento. Foi cofundador e membro dos órgãos sociais do Centro Social de Palmela, cofundador e membro da direção da Cooperativa de Palmela, Vice-Presidente e elemento, durante vários anos, da Comissão da Festa das Vindimas, músico e membro da Direção da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e membro do Conselho Fiscal da Santa Casa da Misericórdia de Palmela.

A Câmara Municipal de Palmela lamenta o falecimento de Lúcio da Costa Calha e endereça sentidas condolências à sua família e às instituições que integrou ao longo de uma vida plena de concretizações.

De referir que Lúcio da Costa Calha é pai do vice-presidente do município de Palmela a quem o jornal Setúbal Mais apresenta as sentidas condolências.