A Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco, em Setúbal, reabre parcialmente ao público a 6 de fevereiro, após intervenções de manutenção.
O espaço museológico da Câmara Municipal de Setúbal volta a ter acessível, para já, o primeiro piso, no qual funciona o Museu do Barroco, um dos núcleos do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, onde se destacam os tetos com pinturas setecentistas e a talha dourada da capela, em estilo nacional.
A Casa do Corpo Santo, com diversos conjuntos de azulejos barrocos da autoria do mestre P.M.P., permanece com o piso térreo encerrado, no qual está patente a exposição de longa duração “Instrumentos de Ciência Náutica”, doados por Ireneu Cruz, atualmente em renovação.
A Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco, erguida em 1714 junto de um troço da muralha trecentista de Setúbal, que constitui a parede nascente do edifício, está classificada como Monumento de Interesse Público e funciona de terça-feira a sábado das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
A designação provém do nome do santo protetor da Confraria dos Navegantes da cidade, que aí esteve instalada durante séculos. O patrono era São Pedro Gonçalves (ou González) Telmo, protetor dos náufragos, frade dominicano, nascido em Castela no século XII e beatificado no século XIII, conhecido por Corpo Santo.
A Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco, situada na Rua do Corpo Santo, nas imediações da Sé de Setúbal, no centro histórico, tem entradas a 1,61 euros, sendo o acesso gratuito a menores de 12 anos, maiores de 65 anos e grupos escolares, mediante marcação pelo 265 236 066.