Primeira mulher trans eleita Miss Portugal é de Palmela

Marina Machete, uma hospedeira de bordo de 28 anos, que vai representar Portugal a 18 de novembro, em El Salvador, no concurso Miss Universo, após ganhar o título de Miss Portugal, é de Palmela, distrito de Setúbal.

Trata-se da primeira mulher transgénero a ser distinguida com este título em Portugal. É a terceira mulher trans a concorrer a Miss Universo. No concurso, estará acompanhada da Miss dos Países Baixos, que é também uma mulher trans.

A jovem é de Palmela, na sua apresentação, afirma que gosta de “fazer as pessoas rir” e de estar rodeada por quem a faz “feliz”. Gosta da natureza e adora animais por serem aqueles que sempre mostraram o mesmo amor em qualquer das etapas da sua vida.

Marina é hospedeira de bordo há cinco anos, o que permitiu “abrir horizontes”, e verificar como as diferentes culturas lidam com pessoas trans. “Como mulher trans, enfrentei muitos obstáculos no meu caminho. Mas, felizmente e em especial com a minha família, o amor provou ser mais forte do que a ignorância”, sublinha a Miss Portugal, adiantando que o nível de transfobia e preconceito têm vindo a aumentar no mundo, fazendo soar os alarmes a nível global.

A eleição de Marina Machete gerou uma onda de comentários transfóbicos nas redes sociais e dividiu opiniões de diversas personalidades.