Assembleia Municipal de Sesimbra entregou Prémio Espichel a Pedro Penim e Externato Santa Joana

O ator e encenador Pedro Penim, e o Externato Santa Joana receberam, a 24 de março, o Prémio Espichel 2023, atribuído pela Assembleia Municipal de Sesimbra, numa cerimónia realizada, no auditório Conde de Ferreira, que reuniu um vasto conjunto de entidades, como a vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Felícia Costa, e vários elementos do executivo municipal, eleitos das juntas de freguesia do concelho e da Assembleia Municipal, e várias personalidades.


Pedro Penim foi distinguido com o prémio na área Artes e Letras. Já o Externato Santa Joana foi reconhecido pelo trabalho desenvolvido na área Social e Profissional.


“É um privilégio contar com a vossa presença, que nos engrandece e sensibiliza”, dise João Narciso, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, dirigindo-se aos presentes, acrescentado que a comunidade sesimbrense “é muito preciosa”. O eleito lembrou ainda todos os que já foram distinguidos com o Prémio Espichel e agradeceu aos homenageados, Pedro Penim e Externato Santa Joana, “pelo inestimável contributo a Sesimbra, às suas gentes e ao país”.


Na hora de receber o prémio, Pedro Penim, diretor artístico do prestigiado Teatro Nacional D. Maria II, desde 2021, sublinhou o gesto da Assembleia Municipal de Sesimbra. “É uma enorme honra ter sido distinguido com este prémio, ainda mais porque o Cabo Espichel é um local onde eu e a minha família passámos grandes momentos” afirmou o ilustre sesimbrense, após ter recebido o prémio, uma aguarela da autoria de Paulo Ossião.


Em nome da direção da associação Externato Santa Joana, que está a comemorar 100 anos existência, e que tem sido um pilar de coesão da comunidade sesimbrense, a presidente da direção, Alda Pólvora sublinhou que “é um orgulho pertencermos a esta instituição e uma honra recebermos este prémio., que é uma homenagem da Assembleia Municipal aos dirigentes, funcionários e também às famílias que em nós confiam os seus filhos”.


O Prémio Espichel foi instituído pela Assembleia Municipal em 2003, e destina-se a reconhecer e evidenciar o mérito de pessoas singulares e coletivas por atos relevantes que tenham influência direta na vida do concelho ou que constituam uma forma de promoção de Sesimbra, em Portugal e no mundo.
É atribuído bienalmente no dia 24 de março, data do falecimento de Joaquim Ferreira dos Santos, conhecido por Conde Ferreira, que ocorreu em 1866.