Câmara de Setúbal apoia marchas populares com 84 mil euros

A Câmara Municipal de Setúbal vai conceder um apoio financeiro global de 84 mil euros às seis coletividades envolvidas no Concurso das Marchas de Populares de Setúbal 2023, a realizar em junho.

A proposta, aprovada ontem, em reunião pública extraordinária, sublinha que a Câmara Municipal se encontra a preparar a edição de 2023 das Marchas Populares, que contempla um desfile de apresentação, a 17 de junho, e dois em formato de competição, a 23 e 24 de junho.

O texto da proposta salienta que “o empenho, dedicação e entusiasmo das coletividades e associações concorrentes, são decisivos e têm contribuído de um modo determinante para o sucesso deste evento”.

A Câmara Municipal realça, igualmente, que “a organização deste importante momento cultural obriga a um conjunto de investimentos técnicos, humanos e financeiros, associados à sua produção e realização, os quais só são possíveis de concretizar pelas associações mediante o apoio financeiro concedido pelo município”.

As coletividades participantes no concurso são o Grupo Desportivo “Os 13”, o Grupo Desportivo Independente, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, o Núcleo Bicross de Setúbal, a União Desportiva e Recreativa das Pontes e a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense.

O valor global de 84 mil euros, a distribuir em partes iguais de 14 mil euros por cada uma das seis coletividades envolvidas no evento, é concedido faseadamente.

Marcha da APPACDM de Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ~também a atribuição de um apoio financeiro à APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, no âmbito das Marchas Populares.

A proposta sublinha que “a APPACDM tem sido presença assídua nas Marchas Populares de Setúbal, incentivando a participação dos seus utentes, motivando-os a participar em todo o processo, garantindo assim a aquisição de competências e a sua integração nos eventos culturais e no fortalecimento da entidade da cidade”.

O texto da proposta salienta que a participação da APPACDM no certame popular “tem-se revelado bastante promissora relativamente à forma como altera significativamente a vida e promoção de autonomia dos utentes da instituição”.

A Câmara Municipal realça, igualmente, “o papel que a Marcha da APPACDM desempenha há já 15 anos, promovendo a equidade e inclusão”, e, por isso, concede-lhe o título de Marcha Honorária das Marchas Populares de Setúbal.

O valor global de 6500 euros é concedido faseadamente, com duas tranches de 2500 euros a entregar até cinco dias úteis após a aprovação da proposta e até ao final de maio, e uma tranche 1500 euros até aos primeiros 10 dias úteis do mês de junho.