Centenas de romeiros, provenientes de vários pontos do país, voltam a cumprir a tradição anual ao participarem na XVIII Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e Viana do Alentejo, entre os dias 25 e 29 de Abril.
Nesta edição do certame são esperados à chegada a Viana do Alentejo mais de mil cavalos e três mil romeiros. Um evento que tem registado um crescimento no número de participantes e já com um impacto importante na economia local de Viana do Alentejo.
Por caminhos de terra batida, o percurso de mais de 100 km tem início junto à Igreja de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, na Moita, no dia 25 de Abril, às 9h30, e termina no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, em Viana do Alentejo, às 17h00 do dia 28 de Abril, passando por várias localidades, entre as quais Alcáçovas que servirá de pernoita no dia 27.
Para receber os milhares de visitantes em Viana do Alentejo durante o fim-de-semana, a autarquia alentejana preparou um programa cultural para dia 28, a partir das 15h30, que inclui animação de rua em vários locais da vila, com o Grupo de Cantares Populares Seara Nova, o Grupo De Moda em Moda, Grupos Corais, “Karma Drums” e “Xaral’s Dixie Band”. Haverá ainda olaria e chocalhos ao vivo. À noite, na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, a partir das 20h30, sobe ao palco a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo. Às 22h30, sobem ao palco Los Cavakitos, seguido de baile.
No dia 29, domingo, a partir das 13h00, no mesmo espaço sobe ao palco o Grupo 4 Cantos, seguido de cante alentejano com os grupos:
- Coral Cantares de Alcáçovas,
- Coral “Os Trabalhadores” de Alcáçovas,
- Coral Feminino de Viana do Alentejo,
- Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo,
- Coral Feminino Paz e Unidade de Alcáçovas
- Coral Velha Guarda de Viana do Alentejo.
Às 16h00, o espectáculo de encerramento da Romaria a Cavalo está a cargo do Grupo de Cante Alentejano Malha Vacas.
Em termos religiosos o destaque vai para a procissão em honra de N.ª Sr.ª D’Aires pelas ruas da vila, no dia 28, pelas 21h00, e para a procissão que liga a Igreja Matriz ao Santuário, seguida de missa campal, no dia 29, a partir das 10h00.
Para Bernardino Bengalinha Pinto, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, esta romaria é “dos maiores eventos que temos no concelho e aquele tem ainda mais potencial para crescer”, frisando que “tem vindo a crescer de ano para ano e isso é muito positivo”. “A economia local acaba por ganhar com a romaria, para além da restauração e alojamento, de forma directa, todo o comércio tira retorno deste evento”, adiantou edil alentejano.
Já Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, salienta que “nos tempos que correm em que as pessoas procuram experiências diferentes e diversidade nos seus passeios e viagens, participem nesta romaria, numa aventura de atravessar os campos, em mais de 100 Km. Não percam esta experiência, não há outra igual”.
De salientar que Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída por:
- Câmaras da Moita e Viana do Alentejo,
- Associação dos Romeiros da Tradição Moitense
- Associação Equestre de Viana do Alentejo
e tem como patrocinadores a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, contando ainda com o apoio da Diocese de Setúbal, da Arquidiocese de Évora e com as juntas de freguesia de
- Alcáçovas,
- Viana do Alentejo,
- Poceirão,
- Landeira,
- S. Martinho/Casebres,
- N.ª Sr.ª da Tourega
- São Cristóvão.