Vigília em Setúbal contra dragagens no Sado

Uma vigília contra as dragagens no estuário do Sado realiza-se este domingo, 8 de Dezembro, às 17:00, no jardim da Beira Mar, junto ao edifício da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).

A associação SOS Sado organiza mais esta acção de protesto contra o que diz ser a “transformação do rio Sado numa estrada de contentores”, a par de outras iniciativas para travar as dragagens no estuário do Sado, designadamente uma nova providência cautelar que deverá dar entrada nos próximos dias no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Almada.

A SOS SADO já tinha avançado com outra iniciativa judicial, sob a forma de ação popular, ainda antes de estar formalmente constituída enquanto associação, mas que acabou por não ser aceite pelo tribunal.

Algumas providências cautelares apresentadas por outras organizações foram, entretanto, indeferidas.

“É hora de agir. É hora de mostrar a toda a cidade, a todo o país, a nossa repulsa, o nosso redondo Não ao atentado que propõem para o Sado. Teremos que ser muitos para que nos ouçam, para conversarmos esforços para a semana que aí vem. Esta, amigos, é a derradeira hora, e este é o derradeiro dia! Não podemos faltar. As lutas também se ganham nas Ruas, longe dos tribunais, e esta tem que mostrar estar ao lado daquilo que precisa ser protegido: o Rio que não é estrada de contentores mas vida para os seus, para a cidade, e para o País! É hora! É a derradeira hora”, refere o SOS.