O número de dormidas em Setúbal cresceu 13% no primeiro trimestre de 2016, face a igual período do ano passado, segundo os dados da Entidade Regional de Turismo de Lisboa (ERTL), baseados numa amostra de 87% da oferta turística de Setúbal, entre Janeiro e Março registaram-se 35.536 dormidas no concelho. Em 2015, no mesmo período, foram de 31.394 dormidas.
Para a Câmara Municipal de Setúbal, “os números agora divulgados confirmam a tendência de afirmação do turismo em Setúbal, que, em 2014 e 2015, revelou subidas totais anuais de, respectivamente, 23% e 6,2% nas dormidas”. “O encerramento de duas unidades hoteleiras locais, o Hotel Isidro e a Pousada de São Filipe, poderão explicar o menor aumento registado em 2015”, adianta.
Segundo a autarquia sadina “os primeiros dados de 2016 prenunciam o prosseguimento da rota de crescimento sustentado, tendo em conta, igualmente, que é esperado, no Verão, um acréscimo do número de camas devido à abertura de novas unidades de alojamento no concelho”. “Para tal, em muito tem contribuído o trabalho desenvolvido pela autarquia na promoção turística além-fronteiras, que, este ano, está a colher os frutos da participação pela primeira vez, em 2015, em importantes feiras internacionais”, frisa o município setubalense.
Já o turismo interno cresceu 14%, com Janeiro, Fevereiro e Março a registarem, no total, 20.849 dormidas de turistas nacionais, face a 18.346 de 2015. Para a autarquia, este “aumento específico reflectirá ainda o grande impacte da telenovela da SIC ‘Mar Salgado’, que despertou o interesse dos turistas portugueses por Setúbal”.
“No âmbito da estratégia de projecção externa do concelho, de realçar ainda a distinção de Setúbal como Cidade Europeia do Desporto em 2016, cujos eventos têm motivado a visita de milhares de pessoas, acrescenta o município.
De referir que Setúbal reforçou a posição na classificação dos municípios mais atractivos do país, ao consolidar a presença no Top 25 nacional, onde ocupa agora o 11.º lugar no estudo Portugal City Brand Ranking 2016, realizado pela Bloom Consulting, empresa especializada em consultoria para estratégias de branding de países e cidades. Em análises mais específicas, Setúbal ocupa o 15.º lugar no ranking nacional de atractividade para captação de negócios, o que corresponde a uma descida de três posições em relação a 2015, o 14.º no de locais a visitar, equivalente a uma subida de três postos, e o 13.º no de viver, um degrau acima da avaliação anterior.
Enquanto nos critérios “negócios” e “viver” as variações não têm sido especialmente significativas nos três anos de publicação do estudo Portugal City Brand Ranking, no de “visitar” Setúbal regista subidas assinaláveis na tabela. Começou na 24.ª posição em 2014, subiu para o 17.º lugar em 2015 e, este ano, já ocupa o 14.º posto.