O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, destacou nas Boas Festas aos trabalhadores municipais o contributo dado pelos serviços em 2023 na resposta às necessidades das populações e na modernização do concelho.
“Agradeço a todos pelo esforço, dedicação e empenhamento em servir a população”, enfatizou o autarca na confraternização com os serviços municipais, no porto de Setúbal realizada em sessões com os departamentos nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, com entrega de cabazes de Natal e lanche-convívio.
André Martins vincou que a Câmara de Setúbal é um dos maiores empregadores da região. “Temos quase 2500 trabalhadores. Ainda bem que assim é porque, desta forma, temos condições de dar resposta a muitas das necessidades da população.”
O presidente da autarquia apontou que a quadra natalícia é feita de manifestações especiais, de solidariedade, de recordação e também de reflexão para o futuro. “É também nesta esperança que temos o objetivo de construir um futuro melhor.”
Nesta perspetiva, afirmou que, mesmo apesar de dificuldades encontradas, que têm vindo a ser ultrapassadas, “estão a ser criadas melhores condições de vida no território”, para residentes, visitantes e investidores.
Em matéria de iniciativa privada, André Martins partilhou uma avaliação municipal a qual aponta, para um horizonte temporal até três anos, um investimento superior a 3 mil milhões de euros.
“É um investimento que jamais aconteceu neste território. Temos de estar orgulhosos por os investidores escolherem Setúbal para rentabilizarem esses investimentos e por aqui encontrarem todas as condições para os implementarem.”
No que respeita a investimento municipal, 30 milhões de euros previstos no orçamento para 2024. “O objetivo passa por conseguir implementá-los até ao final do mandato ou, pelo menos, deixá-los numa fase avançada de desenvolvimento.”
André Martins sublinhou ainda que já foram cumpridos muitos dos compromissos assumidos com a população, com destaque para a municipalização das águas. “É um bem essencial que deve estar ao alcance de todos e ser gerido por serviços públicos.”
Outro objetivo enfatizado pelo autarca diz respeito à descentralização de competências da Câmara Municipal de Setúbal para as juntas de freguesia, processo que tem vindo progressivamente a ser reforçado.
“Resulta numa experiência muito positiva uma vez que são os serviços de proximidade que melhor servem as populações. Quando chegamos, a verba transferida para as juntas era de 4,8 milhões de euros. Em 2024 vai ultrapassar os 10 milhões de euros.”
O presidente deu ainda conta dos novos desafios municipais na esfera educativa. “Transferem-nos as escolas em muito más condições de funcionamento e isso tem custos acrescidos, porque não foram feitas as necessárias capacidades financeiras.”
No encontro de confraternização, cada trabalhador recebeu da Câmara Municipal de Setúbal um cabaz de Natal, pensado para a ceia natalícia, o qual que incluiu bacalhau, uma garrafa de azeite e um bolo-rei.