Soroptimist Internacional distingue projecto de Setúbal: Helena Freitas recebe “Prémio Teresa Rosmaninho”

A terceira edição do “Prémio Teresa Rosmaninho” foi entregue à setubalense Helena de Sousa Pereira, em reconhecimento pelo trabalho de voluntariado desenvolvido no bairro da Bela Vista.

 Florindo Cardoso

Helena de Sousa Freitas, de 40 anos, recebeu o “Prémio Teresa Rosmaninho Soroptimista Jovem Líder 2016” pelo desenvolvimento do projecto Garrrbage (Grupo de Acção pela Recolha, Reabilitação e Reutilização de Bens Aproveitáveis – Gerações Ecologistas), no bairro da Bela Vista, em Setúbal, desde 2014. A distinção, com um valor pecuniário de 500 euros, foi atribuída pela União de Portugal (UP) do Soroptimist Internacional, numa cerimónia que decorreu no passado sábado, dia 14 de Maio, num hotel da cidade, juntando várias dezenas de mulheres, onde também se celebrou o vigésimo aniversário da UP.

“Para mim, este prémio é muito importante porque ajuda a divulgar o projecto de voluntariado” salientou a premiada, residente em Setúbal e jornalista de profissão. Helena de Sousa Freitas salienta o simbolismo deste prémio bianual que já vai na terceira edição distinguindo, “projectos de liderança de mulheres”. “Ter o nome de Teresa Rosmaninho, natural do Porto e falecida em 2011, que desenvolveu um trabalho muito importante, nomeadamente contra a violência doméstica, é uma honra para mim”.

Helena de Sousa Freitas faz um balanço muito positivo do Garrrbage, agradecendo à Câmara Municipal de Setúbal os espaços cedidos ao projecto, nomeadamente uma oficina, no bairro da Bela Vista, e uma loja no Mercado 2 de Abril, e também aos voluntários que “têm sido extraordinários, são pessoas do bairro que gostaram da ideia e dedicam o seu tempo livre ao projecto”. Através das redes sociais, as pessoas têm conhecimento do Garrrbage e “acabam por descobrir o projecto e vão à loja comprar, há cerca de duas semanas apareceu um casal italiano e temos pessoas de várias zonas do país”. “A ideia agora é replicar pela região e por outros pontos do país”, frisou.

O material recolhido para reciclagem e reutilização é apanhado junto aos contentores ou então através de doações. A venda é feita através da loja e das redes sociais. As receitas são aplicadas na compra do material necessário para efectuar a transformação das peças.

De salientar que o Garrrbage foi apresentado pelo Clube de Setúbal, liderado por Fátima Évora, acabando por ganhar.

Por sua vez, Helena Monteiro de Castro, presidente do Soroptimist Internacional de Portugal, salientou que “a jovem a quem entregamos o prémio é um exemplo entre as mulheres profissionais de excelência”. Já Fátima Évora sublinhou que “estamos muitos satisfeitos por receber em Setúbal este evento”, de “homenagear Teresa Rosmaninho e, através dela, todas as mulheres que se distinguiram profissionalmente, como a nossa premiada”.

O Soroptimist Internacional é uma Organização Não Governamental (ONG) constituída por mulheres de profissões diversas, fundada em 1921, em Oakland, na Califórnia. Com cerca de 93 mil membros distribuídos por 126 países tem como missão permitir às mulheres atingirem o seu potencial individual e colectivo, através da educação, capacitação económica, emprego e igualdade de género.

Helena de Sousa Freitas, para além da actividade jornalística, desenvolve acções de voluntariado desde os 15 anos. Em 2015, recebeu o Prémio “Os Nossos Heróis”, pelo projecto Garrrbage, que surgiu por proposta da jornalista no âmbito do 2.º Encontro de Moradores “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, que acolheu e apoiou a iniciativa desde o início.