A Comissão Organizadora da XXII Romaria a Cavalo lamenta o “trágico acidente” ocorrido, esta manhã, 24 de abril, na segunda etapa do percurso, no campo de futebol da Landeira, que resultou no falecimento de um participante e provocou ferimentos leves em outro.
“Endereçamos as mais sentidas condolências à família, desejando a todos os romeiros um resto de romaria tranquila e em segurança, refere a comissão organizadora, que não cancelou o evento.
Um homem de 56 anos morreu e o filho de 28 sofreu ferimentos ligeiros depois de terem sido atropelados por uma charrete que participava na Romaria a Cavalo.
O atropelamento aconteceu no campo de futebol de Landeira, no concelho de Vendas Novas. Pela informação que os militares da GNR recolheram, os cavalos andaram sozinhos com a charrete e as duas pessoas foram atropeladas.
O alerta para o atropelamento rodoviário, envolvendo uma das charretes da Romaria a Cavalo, foi dado aos bombeiros às 12:28.
Uma fonte dos Bombeiros de Vendas Novas explica que os participantes da Romaria a Cavalo, que partiu da vila de Moita na terça-feira, encontravam-se “num parque com os cavalos”, no campo de futebol de Landeira.
“Estavam a aparelhar os cavalos”, mas os animais “assustaram-se e houve o atropelamento”, disse a GNR.
Os envolvidos, alegou a fonte dos bombeiros, “eram todos da romaria, mas estavam todos parados a fazer a logística e a preparação para retomar” o percurso.
A romaria termina em Viana do Alentejo, no distrito de Évora, onde está prevista chegar a 27 de abril.