Tom Barman programa primeira edição de Keek Film Fest em Sesimbra

Tom Barman, vocalista e compositor da carismática banda belga dEUS, mentor de vários projetos musicais e cinematográficos com grande expressão no panorama cultural europeu, vai programar a primeira edição do Keek Film Fest – Cinema e Comunidade, que decorrerá entre 14 e 16 de abril, em Sesimbra, com entrada gratuita.


Segundo a autarquia, “quando a Câmara Municipal de Sesimbra convidou Tom Barman, músico belga que reside há mais de uma década em Sesimbra, para participar nos espetáculos com o selo “Gente de Cá”, a resposta foi logo positiva”, mas com a condição de que “o ciclo teria de ter continuidade, com outras figuras e outras temáticas”. “Com esta sugestão foi dado o primeiro passo para o ‘Keek Film Fest’ – Cinema e Comunidade, festival que pretende divulgar novas linguagens artísticas e, em simultâneo, desenvolver uma ligação forte entre a sétima arte e a comunidade, através das propostas feitas pelos convidados”, adianta o município.


No futuro o Keek estará aberto, não só a figuras das artes ou do cinema, mas a todos aqueles que queiram associar-se a esta ideia e a partilhar o seu conhecimento ou a sua arte.


De referir que “Keek” é uma expressão escocesa que resume o olhar rápido, discreto e curioso de quem quer saber mais. Despertar a curiosidade para novas formas de arte, levar o público a aproximar-se para depois conhecer, é a essência deste projeto cultural que levará a “espreitar” a vivência cultural, artística e não só de cada convidado.


Tom Barman é o primeiro convidado do Keek Film Fest, evento que ajudou a lançar, e ao qual ficará sempre ligado. Como contextualiza, “o meu amor por Sesimbra não é segredo, tenho estado por Sesimbra desde 2001, a usufruir da sua calma e da sua magnífica paisagem”.


O músico, que é também realizador, propõe nesta primeira edição um ciclo composto por filmes que marcaram a sua vida. Serão cinco propostas, uma por década, cuja escolha será sempre comentada e explicada presencialmente pelo próprio, que assim guiará o público por uma viagem em que desvendará uma parte pelo seu percurso pessoal e artístico.
E como a ligação à música é muito forte, no encerramento do festival, Tom Barman convida os participantes para uma festa no renovado Grémio – Clube Sesimbrense, onde como DJ, vai escolher a música. Para esta festa, o músico belga convidou o DJ Pedro Ramos que o vai ajudar a animar a noite, a partir das 23h00 do dia 16 de abril. Trata-se de um dos mais incendiários DJ’s nacionais com presença em locais tão distintos como Lux Frágil, Incógnito, Aniki Bobó, ou nos principais festivais de música e cinema.


O evento abre a 14 de abril, às 21h30, com o filme clássico “Mergulho no passado”, de Frank Perry, com Burt Lancaster, Janet Landgard, Janice Rule, Tony Bickley, Marge Champion, Nancy Cushman e Bill Fiore. Drama; EUA; 1968; 95 min. Segue-se no dia seguinte, às 18h00, “O génio do mal”, de Richard Donner, com Gregory Peck, Lee Remick e David Warner. Terror, Suspense; EUA, Reino Unido; 1976; 111 min. Às 22h00, “Manhattan”,de Woody Allen, com Diane Keaton, Meryl Streep, Michael Murphy e Woody Allen. Drama, Comédia; EUA; 1979; 96 min; Preto e Branco. Dia 16, pelas 16h00, será exibido “O plano”, de Sam Raimi, com Bob Thornton e Bridget Fonda. Drama, Thriller, Crime; EUA; 1998; 130 min. Segue-se às 21h30,
“Uma separação”, de Asghar Farhadi, com Leila Hatami, Peyman Moadi, Shahab Hosseini e Sareh Bayat; Drama; Irão; 2011; 123 min.