Teatro Animação de Setúbal estreia “Casa de Bernarda Alba”

O TAS – Teatro Animação de Setúbal vai estrear “A Casa de Bernarda Alba”, de Frederico García Lorca, a 26 de outubro no Fórum Municipal Luísa Todi, pelas 21h00. O espetáculo conta histórias de mulheres enclausuradas e privadas de amor por imposição da mãe.

Esta produção do TAS, encenada por Duarte Victor, conta com interpretação de Célia David, Cristina Cavalinhos, Maria Simões, Isabel Ganilho, Andreia Trindade, Rita Ferraz, Susana Dagaf, Cláudia Aguizo e Íris Wickings e está em cena nos dias 26 e 28, às 21h00, 27, às 15h00, numa sessão especial para escolas, e 29, às 17h00.

Ultima obra dramática em prosa da autoria do espanhol Frederico Garcia Lorca, acabada poucos dias antes da sua trágica morte, “A Casa de Bernarda Alba” narra a história de Bernarda Alba, mãe dominadora que controla com mão de ferro das cinco filhas, Angústias, Madalena, Amélia, Martírio e Adela.

Com a morte do segundo marido, Bernarda decreta o luto de oito anos e submete as suas filhas à reclusão, dentro das frias paredes da casa, com as janelas fechadas.

Considerada uma das melhores obras de Lorca, este drama, escrito em 1936, mostra como um poder autoritário, intolerante, repressor da liberdade sexual das mulheres e que esmaga o outro na sua individualidade e diferença, gera inevitavelmente a revolta e a luta pela liberdade.

“A Casa de Bernarda Alba”, com tradução de Luiza Neto Jorge, tem música de A Garota Não, com Renato Sousa na guitarra flamenca e Iuri Oliveira na percussão. Sérgio Mendes é responsável pela gravação e edição.

O espaço cénico e vídeo é de João Bordeira, os figurinos de Sara Rodrigues, o design gráfico de Luís Valido e o desenho de luz de Álvaro Presumido.

Na costura está Gertrudes Félix, na fotografia André Afonso, na montagem João Fonseca, no secretariado Ângela Rosa, enquanto Miguel Assis é responsável pela produção.

Os bilhetes, com um custo de dez euros para o público em geral e de cinco para maiores de 65 e estudantes, estão à venda no Fórum Municipal Luísa Todi ou online em www.bol.pt.