Revisão do PDM de Setúbal prevê investimento de 52 milhões em Azeitão

A revisão do Plano Ditector Municipal (PDM) de Setúbal prevê a realização de cerca de cinco dezenas de projetos estruturantes, que materializam um investimento global previsto de 52,3 milhões de euros, na freguesia de Azeitão, a que acrescem mais 34,6 milhões de euros de investimentos partilhados com outras freguesias limítrofes do concelho sadino.

Nesta linha de propostas, estão definidas unidades e subunidades operativas de planeamento e gestão para as áreas de Brejos de Clérigos, Vale Florete, Salmoura, Choilo, centro de Vila Nogueira de Azeitão, Castanhos, Vale Andeiro, Picão/Área Nascente, aldeias de São Pedro, Piedade e Portela, Portinho da Arrábida/Creiro-Alpertuche e Galapos/Galapinhos.

Da carteira de acções programadas faz parte um conjunto de beneficiações da rede rodoviária municipal, incluindo os prolongamentos do IC21 e do troço da EN 379 entre Sesimbra e Azeitão até à nova Via de Distribuição D21, assim como a construção da Via Intermunicipal Sesimbra/Setúbal/Palmela.

Em matéria de infraestruturas urbanas, destaque para a sugestão de construção de um conjunto de condutas adutoras de abastecimento de água, para a criação de reservatórios de água, para a ampliação e reabilitação de redes de abastecimento e de drenagem de águas e para a construção de bacias de retenção.

A proposta do PDM de Setúbal engloba também a elaboração do Plano de Urbanização de Azeitão, a execução de obras de urbanização relativas ao Estudo Urbanístico da Carmona e do Plano de Pormenor da Salmoura, assim como a implementação dos planos de praia para o Portinho/Creiro-Alpertuche e Galapos/Galapinhos.

No que respeita a operações urbanísticas, destaque para a requalificação da Rua José Augusto Coelho, no centro de Vila Nogueira de Azeitão, para o reperfilamento parcial da Rua Poeta Sebastião da Gama, em Vendas de Azeitão, e a conclusão da requalificação da EB de Azeitão, incluindo a construção de um pavilhão desportivo.

O leque de projetos estruturantes contempla a criação do Parque Arqueológico de Azeitão, da Casa da Cultura de Azeitão, da Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, da Rota Histórica das Quintas de Azeitão e da Rede de Novos Circuitos de Valor Integrado para Azeitão.

Entre outros, as ações estruturantes previstas incluem ainda o Mercado de Brejos de Azeitão, o Centro de Saúde de Azeitão, o Parque Verde Linear da Vala Real/Corredor Ecológico e a instalação de um centro de receção de resíduos que inclui a valorização de resíduos verdes.

O chefe da Divisão de Planeamento Urbanístico, Vasco Raminhas, igualmente da Coordenação Executiva do processo de revisão do PDM de Setúbal, partilhou, no encontro de ontem, algumas das especificidades do território e que foram alvo de atenção particular na revisão.

“São valorizadas as áreas de quintas de Setúbal e Azeitão, fomentando novos usos, turismo e equipamentos, a par da agricultura, com vista a incentivar a reabilitação do património arquitetónico, através da majoração de índices urbanísticos, e garantindo a salvaguarda das estruturas tradicionais das quintas e dos valores paisagísticos.”