Sucesso de “Inspector Max” renova protocolo com câmara: Segunda temporada gravada em Setúbal

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e o presidente do conselho de administração da Coral Europa, José Silva Pedro, celebraram no passado dia 12 de Julho um protocolo de cooperação para a gravação da segunda temporada da série televisiva “Inspector Max”, na cidade sadina.

“Setúbal é cada vez mais a terra do Max, pai e filho, a cidade na qual estes bravos amigos ajudam os bons e perseguem os maus”, disse Maria das Dores Meira, na assinatura de renovação do protocolo realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, perante a presença do elenco da série, entre os quais o actor setubalense Fernando Luís, e da equipa técnica.

A autarca salientou que a série é um “verdadeiro sucesso de audiências”, devido ao “excelente elenco”, à “prestigiada equipa de produção que constrói a trama canina” e também “à cidade e a tudo o que tem para oferecer, do rio à serra, das praias às zonas urbanas extraordinárias com gente acolhedora”. “Temos excelentes vantagens para a produção de ficção televisiva e cinematográfica”, disse a edil.

“Temos, desde 2014, vindo a conceder um conjunto de apoios e incentivos à produção de ficção televisiva na cidade (Inspector Max e Mar Salgado), que, só em isenções de taxas, totalizam já cerca de 142 mil euros”, frisou Maria das Dores Meira, adiantando que com isso “ganhamos visibilidade e notoriedade ímpares que, dificilmente, poderemos medir financeiramente”. “Será muito mais difícil medir o impacte desta presença mediática na atracção à cidade e ao concelho de mais visitantes, de mais negócio e de mais investimento”, salientou a autarca.

Já José Silva Pedro afirmou que “é um prazer enorme estar em Setúbal, todos, sem excepção, me falam bem da cidade, actores, staff, equipa técnica sentem que as pessoas de Setúbal gostam de os ter cá e isso é fundamental para o sucesso da série”.

O responsável da produtora de televisão elogiou a aposta da TVI em passar o “Inspector Max” em horário nobre. “Para quem faz televisão, domingo, ‘prime time’, é o mais importante. Este é um sucesso que é feito de todos, de pessoas. As máquinas compram-se, as pessoas são a essência”.

A série “Inspector Max” estreou na TVI em 2004 e tem-se mantido no ecrã desde então, com episódios repetidos nas manhãs de fim-de-semana. O sucesso obtido junto do público levou à gravação de uma nova temporada, que estreou no início de Março deste ano e cujos episódios são emitidos na TVI generalista e na TVI Ficção.

O elenco conta, nos principais papéis, com os actores Fernando Luís, o inspector Jorge Mendes e coordenador do Departamento de Investigação Criminal, Rui Santos, o inspector-chefe Sérgio Calado, e José Carlos Pereira, que interpreta o inspector Jaime. Há ainda actores como Ruy de Carvalho, Isaac Alfaiate, Madalena Brandão, Rita Salema, Patrícia Tavares, entre outros. Já o pastor alemão mais famoso da televisão, agora Max Júnior, filho do Max das temporadas anteriores, está a cargo do cão “Giga” e da cadela “Brownie”, que se revezam nas filmagens.

Além da assinatura da renovação do protocolo, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi cenário para a gravação de mais uma cena de “Inspector Max”, com a participação da presidente da autarquia. Maria das Dores Meira, juntamente com elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e do Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal, condecora vários operacionais e o “Inspector Max” por serviços de bravura e na manutenção da Lei e da Ordem.