Single “Clemente canta Natal” lançado em novembro

O cantor setubalense vai lançar o single “Clemente canta Natal” em novembro, em todas as plataformas digitais, editado pela País real.

Tratam-se de dois temas “O Rapaz do Tambor”, uma versão musical de uma famosa canção norte-americana, e “Chegou o Deus Menino”, uma música original de Luís Filipe Batista, ambas com letras assinadas por Clemente.

“Durante vários anos interpretei canções de Natal”, afirma Clemente, lembrando que “esta tradição remonta ao início dos anos noventa, quando a RTP realizou o programa ‘Natal de um Emigrante”, e onde sou convidado a cantar ‘É Natal”, um tema do filme ‘O Miúdo da Bica’, de Fernando Farinha”. “Tinha assistido a esse filme em criança e por isso quis cantar essa canção”, adianta.

Clemente afirma ainda que, estando na País Real, Paquito Rebelo, o responsável pela editora, “convidou-me para fazer um single digital de Natal, seguindo uma tradição de vários anos”. “O meu disco ‘Reflexos’ está a correr muito bem, teve uma grande aceitação no mercado discográfico, estou muito contente com o resultado, e agora veio este convite para fazer este single”, frisa.

O cantor setubalense manifesta-se encantando com este novo disco de Natal porque é “um tema que gosto muito”. “Sou católico e isto é um tipo de música que gosto de fazer, tem a ver com a minha fé e tradição e penso que terá sucesso” junto do público porque “os arranjos estão fantásticos e ficou um trabalho discográfico muito bom”.


Questionado sobre o facto de começar a escrever canções, Clemente, revela que depois do sucesso do CD “Promessas de Amor”, agora “quase me exigem que escreva os textos das canções”. O Paquito Rebelo desafiou Clemente a escrever as duas letras destas duas canções e no próximo disco terá um tema que será autor da letra e música, o que é inédito. “É um passo à frente”, desabafa, manifestando desejo de continuar a escrever canções. “Não sou um escritor de canções, é um processo que demora muito tempo, fui escrevendo ao longo da minha carreira algumas letras, mas não com a intensidade deste momento e já a artistas a pedir para escrever, o que é ainda mais interessante”.

Clemente explica a escolha do tema musical “O Rapaz do Tambor”. “Há muitos anos quando se fala em Natal, à minha cabeça vem sempre o ‘O Rapaz do Tambor”, porque vi o filme espanhol, é uma canção muito bonita, e quando foi feito o convite pela País Real, decidi logo escolher este tema”, acrescenta o artista.
O outro tema, é um original de Luís Filipe Batista, gravado na Alemanha. “É uma canção de Natal mais moderna, com orquestração simples, um piano, guitarra, um violoncelo, os coros e a minha voz”, afirma ainda Clemente, revelando que haverá um vídeo desta canção.
Este ano tem sido de grande sucesso musical para Clemente. “Se o Amor fosses Tu”, integrado no CD “Reflexos”, também com letra sua e música de Luís Filipe Batista, acompanhado de um vídeo com belas imagens das paisagens e património de Setúbal, do estuário do Sado e da Arrábida, alcançou um enorme êxito.
Tal situação levou a um número recorde de participações em programas de televisão. Desde o início do ano e até ao momento já participou em meia centena de programas a até ao final de 2021 ainda haverão mais.
“É uma redescoberta do Clemente, o que é fantástico, lembrando a década de oitenta, quando fui muito popular”, confessa o cantor.

Clemente é um dos artistas mais respeitados da música portuguesa com uma carreira musical recheada de grandes sucessos como “Vais Partir”, “Canção dos Teus Cabelos” ou “Amore Mio”. Com 51 anos de carreira, o cantor setubalense, mudou de editora, assinando pela País Real, em janeiro de 2021, lançou “Clemente Reflexos”, com os seus maiores êxitos e dois temas novos. Realizou ainda dois concertos no Fórum Municipal Luísa Todi. Para 2022 já está na forja um novo trabalho discográfico.