Setúbal recebe encontro sobre desafios das cidades educadoras

A relação entre a descentralização de competências na área da educação e a governação dos territórios está em análise na IX Conferência Anual de Educação de Setúbal, a 11 de setembro, no Fórum Municipal Luísa Todi.

“Educação e território: novos modelos de governação” é o tema da edição deste ano do evento, criado pela Câmara Municipal de Setúbal com o objetivo de promover a reflexão sobre novos caminhos para a educação e o ensino, assim como debater a definição de ações concretas adaptadas às especificidades do território.

O encontro, com inscrições, gratuitas, a decorrer até dia 7 pelo preenchimento de um formulário online, reúne um conjunto de profissionais, técnicos e académicos que partilham experiências e visões para ajudar a construir um sistema de ensino melhor.

A sessão de abertura, às 10h00, que tem início com a apresentação de um excerto do espetáculo “Vésperas da Liberdade”, por um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, conta com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes.

Segue-se, a partir das 11h00, uma mesa-redonda intitulada “O impacto da descentralização de competências na área da educação no território”, moderada pelo jornalista Francisco Alves Rito, na qual intervém a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, que detém o pelouro da Educação.

São também oradores nesta mesa-redonda o professor universitário e investigador Luís Alcoforado, o vice-presidente da Associação Nacional de Municípios, Alfredo Monteiro, o presidente da COSAP – Federação Concelhia das Associações de Pais, Orlando Serrano, e os diretores da Escola Secundária D. João II, Ramiro Sousa, e do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, Fernanda Oliveira.

A IX Conferência Anual de Educação prossegue às 14h30, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, onde também decorre a Feira de Projetos Educativos, e na Biblioteca Pública Municipal, com “Caminhos que se trilham”, que consiste na apresentação de experiências e projetos de âmbito local pensados para a área da Educação.

No mesmo horário, entre as 14h30 e as 16h30, decorre no Fórum Municipal Luísa Todi a oficina participativa “Setúbal, Cidade Educadora: pensar o território”, dinamizada pela Casa da Avenida e Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.

A participação na iniciativa, dirigida a alunos do concelho, implica inscrição prévia pelo endereço de correio eletrónico digepe@mun-setubal.pt.

Os resultados desta oficina participativa são apresentados pelo professor do Instituto Politécnico de Setúbal Rodrigo Lourenço na sessão de encerramento da Conferência Anual de Educação de 2023, agendada para as 17h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, a qual conta, igualmente, com a intervenção da vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro.