Setúbal homenageia antigos combatentes

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, recordou os combatentes setubalenses falecidos na guerra e sublinhou a importância de manter viva a sua memória, posição partilhada pelo bispo D. Américo Aguiar, numa cerimónia realizada, a 2 de novembro, junto do Talhão dos Combatentes, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade.

“Quero deixar uma mensagem à memória de todos aqueles que defenderam a pátria. Não nos esqueçamos deles porque as referências, independentemente da sua partida, continuam vivas nas nossas memórias e, acima de tudo, servem para termos a condição de olhar o futuro com as referências do passado”, sublinhou o autarca.

Para Pedro Pina, a cerimónia evocativa dos combatentes do concelho que perderam a vida em guerras tem “um significado ainda maior”, num “tempo e num mundo em que ainda se convive com conflitos militares”.

já o bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, também enalteceu os combatentes que serviram e servem Portugal e expressou “muita mágoa” pela desvalorização dos antigos militares.

“Nos tempos que correm temos de entender que a condição militar deve-nos enobrecer a todos. Tenho muita pena de que, em quase 50 anos de democracia, continuem corpos de soldados portugueses sepultados lá longe e que não tenham regressado à pátria como era nossa obrigação. É inaceitável”, sublinhou.

A cerimónia, realizada no Dia dos Finados, contou com uma missa, deposição de flores, seguida de toques de honras militares junto do Talhão dos Combatentes, em iniciativa organizada pelo Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes e pela Associação de Paraquedistas de Setúbal.