GNR de Setúbal deteve 22 pessoas em Operação “Presença Reforçada”

O Comando Territorial de Setúbal da GNR, no decorrer do mês de outubro, realizou uma operação policial, materializada em ações diárias de prevenção criminal e intervenção operacional diferenciada, com a finalidade de dissuadir e prevenir as atividades criminosas, reduzir a ocorrência de crimes e as suas causas, bem como garantir a segurança e tranquilidade dos cidadãos, a qual foi direcionada para os concelhos de Almada, Seixal, Barreiro e Moita, resultando na detenção de 22 pessoas.

Esta operação teve como objetivo principal o reforço da visibilidade em locais de concentração de pessoas, referenciados por ocorrências generalizadas de incidentes sociais, contribuindo para o reforço da prevenção e dissuasão da criminalidade, identificação e repressão das ameaças à segurança e tranquilidade públicas, nomeadamente a criminalidade grave.

No decorrer desta operação, foram realizadas ações diárias de visibilidade em locais estratégicos previamente identificados, bem como ações de intervenção e fiscalização a pessoas, viaturas e estabelecimentos comerciais.

Em resultado das ações diárias realizadas, foram efetuadas 22 pessoas, destacando-se oito por tráfico de estupefacientes; sete por condução sem habilitação legal; cinco por condução sob o efeito de álcool; um por detenção de arma proibida; um por desobediência.

Foram ainda Identificados 110 cidadãos em ações de fiscalização e 120 apreensões, nomeadamente: 684 artigos contrafeitos; 810 doses de estupefacientes; 29 viaturas; nove munições de vários calibres; cinco botijas de óxido nitroso; quatro armas brancas; três máquinas de jogo ilegais; 755 euros em numerário.

Na Fiscalização geral: 96 autos de contraordenação no âmbito da legislação policial e 65 estabelecimentos comerciais fiscalizados. No trânsito foram detetadas 155 infrações.

Na operação foram empenhados um total de 1000 militares, nomeadamente do dispositivo territorial, trânsito, intervenção, investigação criminal do Comando Territorial de Setúbal, e do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP), da Unidade de Intervenção (UI), da GNR.