Galardão será entregue a 18 de Novembro em Bruxelas
A candidatura de Setúbal a Cidade Europeia do Desporto em 2016, dinamizada pela autarquia, foi aprovada. O galardão será recebido no dia 18 de Novembro no Parlamento Europeu em Bruxelas. Já está garantida uma prova de qualificação olímpica na cidade.
Setúbal tornou-se na quarta cidade portuguesa, após Guimarães, em 2013, Maia, 2014, e Loulé, 2015, a receber o título europeu de capital europeia do desporto em 2016. O galardão de prestígio internacional a Setúbal leva a autarquia a assumir o compromisso de dinamizar um programa desportivo mais abrangente no próximo ano. O relatório de avaliação da cidade, conduzido ao longo de três dias pela ACES Europe, destacou o potencial desportivo de Setúbal, com o mar, o rio Sado e a Serra da Arrábida identificados como locais de excelência para a prática desportiva, e realçou a aposta de “desporto para todos” impulsionada pelo município.
Para Francesco Lupatelli, presidente da ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, entidade que atribui o título, “Setúbal tem muito trabalho desenvolvido na área desportiva e merece o título de Cidade Europeia do Desporto 2016”. Tal declaração foi feita na conferência que decorreu recentemente na Casa da Baía, para anunciar a cidade a receber a distinção.
Já Pedro Pina, vereador do Desporto da autarquia setubalense, a eleição de Setúbal como Cidade Europeia do Desporto em 2016 é não só um “grande privilégio e uma enorme responsabilidade”, mas também “um desafio em que Setúbal não vai defraudar as expectativas”. Setúbal, já com uma taxa de referência de 35 por cento de actividades desportivas dinamizadas ao longo do ano, valor acima da média europeia, pretende melhorar este registo com a dinamização de um programa desportivo com “iniciativas irrepetíveis”, afirmou Pedro Pina.
Além de “eventos de grande montra nacional e internacional”, como é o caso da prova de natação em águas abertas “FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016”, a 11 e 12 de Junho, de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, o vereador quer que Setúbal seja “o epicentro da reflexão desportiva em Portugal”.
A autarquia estima um investimento de cerca de 500 mil euros, mas Pedro Pina não sabe ainda qual vai ser o custo para o município uma vez que o evento será comparticipado por outras entidades, entre as quais a secretaria de Estado do Desporto e Juventude que financiará com 100 mil euros. Além do investimento directo na organização da Cidade Europeia, com provas, logística e demais obrigações, o município “vai fazer também investimento indirecto, em reabilitação de equipamentos desportivos e outros”, refere o vereador do Desporto da Câmara Municipal, ao frisar que o título de Cidade Europeia do Desporto em 2016 confere uma maior visibilidade ao município e “transporta a marca Setúbal além-fronteiras”.
Hugo Alonso, secretário-geral da ACES Europe, agradeceu a hospitalidade sadina e vincou o principal desígnio com a eleição de Setúbal como Cidade Europeia do Desporto em 2016. “Fazer um ano desportivo importante, mais activo, com actividades acessíveis a toda a população”. “Setúbal é uma cidade que realmente acredita no desporto”, ao impulsionar um conjunto de atividades para todos os públicos, da comunidade escolar à população em geral, dos cidadãos portadores de deficiência a atletas federados.
O galardão oficial da Cidade Europeia do Desporto é entregue a Setúbal a 18 de Novembro, numa cerimónia a realizar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica.