Peça de teatro brasileiro “Godó” em Setúbal

O Teatro de Bolso, residência do Teatro Animação de Setúbal vai receber a peça brasileira “Godó – o Mensageiro do Vale”, do ator Caco Monteiro, no dias 31 de Março e 1,2 e 3 de Abril, sempre às 21h00.

O espetáculo apoiado pelo Instituto Cultural Lusófono será apresentado ainda a 6 de abril , às 21h30, no auditório municipal do Pinhal Novo, concelho de Palmela.

Trata-se do primeiro monólogo escrito e interpretado por Caco Monteiro, com direção do inglês John Mowat.

A peça inspirada em fatos reais, acontecidos no Vale do Paty, na Chapada Diamantina, na Bahia, quando os moradores foram obrigados a deixar o local após um decreto governamental que proibiu o cultivo do café, no final da década de 60.

Mais do que dialogar com questões socais e antropológicas, “Godó” é uma imersão no mundo mágico de uma região que se manteve praticamente isolada da civilização.

Com uma narrativa que usa o recurso ao flashback, Godó, aos noventa anos, leva o espectador ao seu mundo imaginário, desde a infância, ao convívio com o pai e a mãe, além da galinha Zenaide e do amigo imaginário Biziu.

A construção do personagem Godó, nome com origem num purê de banana, muito apreciado na Vale do Paty, resultou dos longos ensaios com John Mowat, onde Caco Monteiro o aprimorou dentro do conceito do Teatro Físico e Visual.

O diretor inglês faz parte do grupo teatral português Chapitô, responsável pela encenação de Édipo, Drácula e O Grande Criador, entre outros sucessos.

Ator e produtor cultural, Caco Monteiro, 57 anos, faz teatro, cinema e a televisão. Já ganhou diversos prémios, como o Martim Gonçalves de Melhor Ator, em 1983, pela sua atuação na peça O Inspetor Geral, de Gogol. No cinema, participou de dezenas de filmes, entre eles a produção internacional Dawson, Isla 10 (2008), de Miguel Littin, Irmã Dulce (2014), de Vicente Amorim, e Faroeste Caboclo (2011), de Renê Sampaio. Na televisão, participou de Laços de Família, em 2000, além de atuar em outras novelas e seriados da Rede Globo.

Ficha técnica:

Nome: Godó, o mensageiro do Vale
Duração: 50 minutos
Texto: Caco Monteiro
Elenco: Caco Monteiro
Direção: John Mowat
Co-Direção: Maurício Assunção
Iluminação: Jorginho Carvalho
Cenografia | Designer: Daniela Steele
Figurino: Maurício Mar