Setúbal cresce 20% a nível turístico


O presidente da União de Freguesias de Setúbal, Rui Canas, lembrou que há cerca de uma década foi encetada “uma estratégia de afirmar Setúbal a nível turístico” com a realização de “um conjunto de iniciativas que visam tornar setúbal numa cidade atractiva para os turistas”.

O autarca falava na sessão de abertura do VIII Seminário de Turismo Lima de Freitas que realizou-se a 19 de Fevereiro, no auditório deste estabelecimento de ensino que juntou cerca de 350 pessoas, entre as quais alunos de turismo das escolas Lima de Freitas, Profissional de Setúbal, Hotelaria de Setúbal, D. Manuel Martins, Ordem de Santiago (Bela Vista) e Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Setúbal e vários agentes para debater o futuro do sector.

O encontro foi organizado pelos alunos do curso profissional de Recepção Hoteleira do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas contou com representantes dos hotéis  Luna Esperança Centro Hotel Setúbal, Montado Hotel & Golf Resort, Hotel A Selecção, Meliã Setúbal e Hotel Vila Park – Vila Nova de Santo André – Santiago do Cacém.

Rui Canas disse que “foi preciso resolver problemas como as acessibilidades, as infraestruturas, a limpeza e os transportes” e “potenciar os factores endógenos que temos e afirmar a nossa diferença e cultura como setubalenses” bem como o estabelecimento de parcerias com as unidades hoteleiras, restauração e outras entidades do sector.

O autarca frisou que “Setúbal tem crescido muito acima da média nacional a nível do turismo, à volta dos 20%”, contra os 10% do país. “Queremos fazer de Setúbal um espaço turístico de excelência, com o turismo a assumir um papel cada vez maior na economia da cidade”.

Fernando Machado, professor da Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, e promotor deste encontro, salientou que “este ano, a nossa maior alegria é ter, pela primeira vez, todas as escolas do concelho de Setúbal com cursos de turismo presentes neste seminário”.

João Costa, subdirector do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, disse que “os cursos profissionais foram olhados, durante muito tempo, como o parente pobre da educação mas felizmente na última década foi ultrapassado esse estigma”.

“Neste momento a Escola Secundária Lima de Freitas é procurada por imensos alunos do concelho de Setúbal e até de alguns concelhos limítrofes, para os nossos cursos profissionais”, afirmou o responsável, apesar de algumas dificuldades como “a localização da escola, que não é a mais favorável e a falta de transportes públicos para a escola”.

João Costa disse ainda que a escola tem cerca de 400 alunos, 195 dos quais em cursos profissionais, acrescentando que “a aposta na quantidade foi plenamente conseguida e na qualidade está num caminho muito positivo”, revelando que a taxa de sucesso no ano lectivo 2017/2018 foi de 89,4% contra os 73,5% da média nacional.

Maria João Martins, directora de Projectos e Formação da AHP (Associação de Hotelaria de Portugal), disse que esta é a maior associação do país que reúne o patronato, desde os responsáveis dos grandes grupos hoteleiros ao alojamento local colectivo para definir estratégias nacionais de turismo. A AHP aposta em ferramentas de estatística para conseguir obter os números reais das estadias nos hotéis do país bem como em planos de formação para os profissionais do sector, incluindo os directores.

A responsável destacou o programa de responsabilidade social e ambiental “Hospes”, criado em 2012, na altura da crise económica do país, para ajudar pessoas e famílias carenciadas, com a doação de bens hoteleiros, desde de roupas de camas aos utensílios de cozinha. Em 2017, foram doados 21.700 bens a 44 instituições.

Sandra Lameira, directora de departamento da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) realçou a importância do ensino profissional e de acções de formação para quem já está no mercado do trabalho. “É muito importante para a agência que os empresários nos façam chegar críticas, no sentido de trabalhar melhor com eles e perceber as suas necessidades”, disse a responsável, apontando a Escola Lima de Freitas como pioneira no processo de certificação de qualidade dos cursos profissionais.

Neste encontro, o responsável pelo Hotel Club D’Azeitão destacou a necessidade de profissionais de qualidade e em quantidade enquanto o “Rio Art Hotel” realçou a qualidade dos formandos da escola Lima de Freitas. Já o Pestana Alentejo referiu a importância na sua aposta na formação de qualidade e as novas competências que um recepcionista deve ter na sua formação.

A “Information Planet” abordou as novas experiências de formação no estrangeiro. A “Tur4All” falou sobre o direito que todos devemos a fazer turismo e a importância de um novo nicho de mercado, o turismo inclusivo. Hélder Costa salientou a importância do “birdwatching”, nomeadamente em Setúbal, considerando que é uma aposta com futuro. A Quercus destacou a importância do turismo sustentado. A “Sado Emotion” falou sobre a sua oferta de mostrar os golfinhos, umas das maiores riquezas de Setúbal.


Curso de turismo é um sucessoMeia centena de alunos

A Escola Secundária Lima de Freitas que foi pioneira nos cursos de turismo é um caso de sucesso nacional.

Fernando Machado, professor desta escola, lembra que “começámos com este curso profissional há 12 anos, com cinco alunos, e actualmente, temos 50 alunos em duas turmas”, adiantando que “faz 10 anos, que colocámos, pela primeira vez, alunos a estagiar, e tenho de agradecer aos directores de hotéis que recebem os nossos alunos, muito deles ficam depois como colaboradores”.

“Cerca de 40 por cento dos recepcionistas dos hotéis de Setúbal são nossos antigos alunos”, disse o docente, acrescentando que “alguns deles estão em Lisboa ou fora de Portugal”, apontando uma taxa de empregabilidade de 85%.

Fernando Machado salientou que “os primeiros anos foram muito difíceis e agradeço ao director do Hotel do Sado que foi quem, pela primeira vez, recebeu os nossos alunos para estágio”.

“A maioria dos directores de hotéis da época nem sabia que existia um curso profissional de turismo, o que era uma enorme dificuldade”, adiantou o professor, revelando que o panorama alterou-se radicalmente. “Hoje, temos 15 alunos em estágio e houve hotéis que ficaram tristes por não receber os nossos alunos”, frisou.

Fernando Machado destacou que “há três anos, iniciámos um novo processo”, com a alteração do curso de recepção para recepção hoteleira. “Somos a escola pioneira do país com este curso, uma vez que as outras duas escolas interromperam esse processo”, disse.

Outro objectivo é alcançar a certificação e selo de qualidade na área dos cursos profissionais de recepção hoteleira, apoio à infância, informática e auxiliar de saúde.