Criação cénica com apoio da Câmara de Setúbal vence Globo de Ouro

“Selvagem”, produção teatral de Marco Martins que integrou o projeto Rota Clandestina, da Câmara Municipal de Setúbal, foi distinguido com o prémio Melhor Peça de Teatro/Espetáculo na 26.ª Gala dos Globos de Ouro, da SIC, realizada, a 2 de outubro, no Coliseu dos Recreios.

Com “Selvagem”, que já tinha sido apresentado no Festival de Teatro de Almada, Marco Martins propõe uma reflexão sobre o uso de máscara em práticas ritualísticas, nomeadamente em comunidades localizadas em Portugal, na Macedónia e em Itália.

A produção da peça conheceu dois momentos em Setúbal, com residências artísticas realizadas no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística e no Fórum Municipal Luísa Todi, onde houve um ensaio aberto.

A promoção do processo criativo e de iniciativas assentes em residências artísticas que envolvam a comunidade e os agentes culturais é uma aposta da Câmara Municipal de Setúbal, estratégia concretizada através de projetos como Rota Clandestina.

O teaser da peça pode ser visto em www.arenaensemble.com, sendo que, além da Câmara Municipal de Setúbal, “Selvagem” tem coprodução do Teatro Municipal de Bragança, do município de Bragança, da Fundação Caixa Geral de Depósitos, da Culturgest, do Teatro Municipal do Porto, Rivoli, do Teatro di Sardegna e da Arena Ensemble.

O projeto setubalense Rota Clandestina já promoveu e acolheu várias residências artísticas, como da Companhia Pippo Delbono, de Itália, do coreógrafo Vitor Hugo Pontes, do artista de circo Rui Paixão, que iniciou o processo criativo com moradores dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo, ou da Agrupación Señor Serrano, de Espanha.