Setúbal celebra Dia de Bocage

Concertos, exposições, encontros literários, dança e atividades desportivas integram o programa das Comemorações Bocagianas 2022, a decorrer entre os dias 14 e 30, com o ponto alto no feriado municipal, Dia de Bocage e da Cidade, 15 de Setembro.

A cerimónia do hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho e a deposição de flores na estátua de Bocage, com um apontamento cénico pelo TOMA, dão início, a partir das 09h00, às comemorações do feriado municipal, 15 de Setembro, organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal com parcerias.

As cerimónias protocolares prosseguem, às 10h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com uma sessão solene em que são atribuídas medalhas honoríficas a personalidades e entidades e homenageados os trabalhadores municipais aposentados.

As comemorações do 257.º aniversário do nascimento de Bocage contemplam, igualmente, a terceira edição do peddy paper “Experienciar Setúbal”, às 09h00, que leva à descoberta da cidade através de um conjunto de perguntas e tarefas. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo endereço de correio eletrónico turismo.setubal@mun-setubal.pt .

À tarde, o programa reserva uma visita aos Paços do Concelho aberta à população, acompanhada de música pela Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Também a Casa Bocage está aberta para visitas gratuitas, entre as 15h00 e as 19h00, numa iniciativa que inclui a inauguração da exposição “Bocage – representações nossas contemporâneas”.

A mostra, patente até dia 24, partilha trabalhos de artistas contemporâneos presentes nas coleções dos museus municipais de Setúbal, elaborados entre 1974 e 2022, alusivos ao poeta sadino.

O lançamento da obra “Bocage ou o Elogio da Inquietude”, de Daniel Pires, pelo Centro de Estudos Bocageanos, às 16h00, e o anúncio da obra vencedora do XXII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, organizado pela LASA, às 18h00, são iniciativas a realizar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Para as 18h00 está também agendado o início de um passeio pelo Estuário do Sado, com jantar e declamação de poemas de Bocage. As reservas, pagas, para a iniciativa “Entardecer no Rio Sado com Bocage”, organizada em parceria com a com Sado Arrábida, devem ser feitas pelo endereço turismo.setubal@mun-setubal.pt.

O concerto de encerramento do projeto municipal Fado em Setúbal, às 21h30, na Praça de Bocage, fecha as comemorações do feriado municipal de 15 de Setembro.

O concerto conta com as atuações de alguns dos fadistas envolvidos na edição 2022, designadamente Alfredo Santos, Carla Lança, Carlos Zacarias, Carolina Mendes, Fernando Anselmo, Inês Pereira, Joana Lança, Piedade Fernandes, Ramiro Costa, Sara Margarida e Susana Martins. Os artistas são acompanhados de Custódio Magalhães, na guitarra portuguesa, e Vítor Pereira, na viola de fado.

As Comemorações Bocagianas, embora centradas no feriado municipal, incluem um vasto leque de iniciativas a realizar entre os dias 14 e 30 de setembro.

A 14, entre as 21h00 e as 23h00, há Noite Bocagiana, na Praça de Bocage e nos largos da Misericórdia e da Ribeira Velha, com música, dança, tertúlias e animação de rua.

Nos dias 16 e 17, entre as 15h00 e as 18h00, há um workshop de azulejaria contemporânea, conduzida por Pedro Pires Rodrigues, no Espaço A Gráfica.

A iniciativa, integrada no ciclo de Artes e Ofícios, tem inscrições gratuitas pelo endereço de correio eletrónico museu.trabalho@mun-setubal.pt.

“Vinho e Poesia Bocagiana: Uma relação improvável” é o título da tertúlia a realizar nos dias 16 e 17, na Casa Bocage, a partir das 21h00, com declamação de poesia acompanhada da degustação de vinhos da Quina de Catralvos.

Ainda no dia 16 o programa reserva um concerto, de entrada paga, com os ritmos da bossa nova da banda Sound People, na Casa da Baía, e um baile barroco, na Praça de Bocage, que recria, através da música, dança, teatro e poesia, a vida quotidiana no tempo de Bocage. Ambos os eventos têm início às 21h30.

Os Setúbal Cross Games 2022, com atividades repartidas entre o Parque Urbano de Albarquel, das 09h00 às 13h00, e o Largo José Afonso, das 14h30 às 20h00, dão início ao programa no dia 17.

A música reserva neste dia duas iniciativas. O recital “Os Contemporâneos de Bocage”, pelos solistas da Orquestra de Câmara de Sintra e coa participação especial do TOMA, às 11h30, na Igreja de Jesus, no âmbito do ciclo Convento ConVida, e a VII edição da Serenata Fado de Coimbra em Setúbal, que evoca Adriano Correia de Oliveira, a partir das 21h30, na Praça de Bocage.

A conferência “Imagens do Centenário de Bocage em 1905”, por Álvaro Arranja, às 15h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, e uma visita guiada à Casa Bocage com intérprete em língua gestual portuguesa, às 16h00, no âmbito da candidatura Setúbal – Cultura Sem Barreiras, completam o programa de dia 17.

O destaque no dia 18 é o 18.º Festival de Bandas de Setúbal, com concerto marcado para as 16h00, na Praça de Bocage, com as atuações da Banda da Escola de Música Juventude de Mafra, Banda Filarmónica de Monte Redondo e Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Na parte da manhã, a segunda edição do peddy paper El Mano Sadino leva os participantes, que podem inscrever-se pelo email turismo.setubal@mun-setubal.pt, à descoberta da Herdade da Mourisca.

O concerto Primeiros Sopros de Outono, com Filipe Freitas, oboé, Jorge Camacho, clarinete, e Lurdes Carneiro, fagote, dá início ao programa de dia 24, às 11h30, na Igreja de Jesus.

À tarde, realizam-se, às 15h00, a palestra “Bocage e a luta por um mundo melhor”, com Jorge Guerreiro, na Casa Bocage, e, às 17h00, a abertura da exposição “Lauro António . Os primeiros anos”, na Casa das Imagens Lauro António.

O programa das Comemorações Bocagianas 2022 contempla ainda no dia 24, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, a estreia do espetáculo de dança “Corpo Clandestino”, de Vítor Hugo Pontes, integrado no projeto municipal Rota Clandestina. O espetáculo tem uma segunda sessão, no dia 25, às 17h00.

Também no dia 25, às 16h00, realiza-se a sessão de poesia “Arrábida – O nosso património comum”, na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama.

O circuito poético “Bocage à solta”, num percurso entre a Praça de Bocage e a Escola Conde Ferreira, que inclui um momento musical com o projeto Rita, poesia com o TOMA e a exibição da curta-metragem “Bocage”, encerra as Comemorações Bocagianas 2022.

Durante o mês de setembro é, igualmente, possível visitar um conjunto de exposições, de entrada gratuita, em vários equipamentos municipais.

“Bocage – Vida e Obra” está patente até ao final do mês na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e “Cordofones – Instrumentos musicais tradicionais portugueses” pode ser vista no Museu do Trabalho Michel Giacometti até ao dia 25 de setembro.

“Arronches Junqueiro. O Poeta Arqueólogo”, patente no Museu de Setúbal/Convento de Jesus até dia 18, “Setúbal na obra de Rogério Chora”, até dia 17, na Galeria Municipal do 11, e “Blue Grid”, de Pedro Besugo, até dia 18 na Casa da Cultura, são outras exposições que integram o programa das Comemorações Bocagianas 2022.