Politécnico de Setúbal e NTT DATA lançam pós-graduação com foco em tecnologias Cloud

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), através da sua Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), e a consultora global de negócio e tecnologia NTT DATA, acabam de lançar uma pós-graduação em Gestão e Visualização de Dados na Cloud, que terá início em janeiro de 2024, decorrendo a segunda fase de candidaturas até 17 de janeiro.

Esta iniciativa surgiu pela constatação de que as tecnologias cloud representam o futuro da computação e da atividade das organizações, apesar da escassez de talento disponível, razão pela qual é necessário formar e sensibilizar mais profissionais para a área.

Bolsas para promover a igualdade de género nas TIC

A pós-graduação é dirigida a licenciados, não exclusivamente das áreas de informática, e, nesta primeira edição, tem até 30 vagas disponíveis. Para além de ter uma forte componente de reskilling, promovendo a conversão de carreiras, a formação tem 10 bolsas que poderão ser atribuídas a mulheres que queiram aprofundar conhecimentos na cloud. Uma iniciativa do IPS e da NTT DATA para promover a igualdade de género nas TIC. De acordo com dados de 2021 do Eurostat, quatro em cada cinco profissionais do setor em Portugal são homens, o que é revelador da necessidade de equilibrar estes indicadores.

Formação financiada pelo PRR

Esta formação decorre em modelo híbrido e é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, por iniciativa do IPS, ficando a NTT DATA responsável pelo desenho dos módulos e dos temas curriculares, bem como pela condução prática das cadeiras.

Para Pedro Pardal, diretor da ESCE/IPS, “a criação desta oferta formativa em parceria com a NTT DATA reflete o empenho da ESCE/IPS em manter o seu portfolio de ofertas formativas atualizado e alinhado com as necessidades do mercado. Acreditamos que a nova tendência de formação passa por ciclos de duração temporal curtos e construídos envolvendo organizações de referência nos seus setores de atividade, garantindo a disponibilização de uma oferta com elevada recetividade pelos empregadores”.

Por sua vez, Pedro Fonseca, Head of University Relations and Digital Upskill da NTT DATA Portugal, acrescenta que “esta formação que acabamos de lançar com o IPS é o reflexo do nosso empenho em colaborar com as instituições académicas para aumentar o talento digital em Portugal. Quando falamos de talento, falamos de futuro, e nesse horizonte as tecnologias Cloud são incontornáveis, por isso, estamos muito orgulhosos de poder disponibilizar ao mercado uma formação que vai oferecer aos estudantes noções de estrutura, governance e análise de dados na Cloud. Algo que não só contribui para o enriquecimento das suas competências, como também pode acelerar a modernização das organizações em que os estudantes venham a trabalhar”.

Sobre a NTT DATA

A NTT DATA é uma empresa do Grupo NTT – Nippon and Telegraph and Telephone Corporation – e uma companhia global de inovação, de serviços IT e de negócio, sediada em Tóquio. A empresa apoia os seus clientes nos seus processos de transformação através de serviços de consultoria, soluções empresariais e setoriais, modernização digital, soluções de TI e serviços de consultoria de gestão. A NTT DATA permite aos seus clientes, assim como à sociedade em geral, avançar com confiança em direção a um futuro digital. O compromisso da empresa com o sucesso a longo prazo dos seus clientes combina um alcance global com a visão local dos negócios, nos mais de 50 países do mundo onde está presente. Saiba mais sobre a NTT DATA em pt.nttdata.com.

Sobre o Politécnico de Setúbal (IPS)

Há mais de 40 anos a fazer um caminho consolidado no ensino superior público, o IPS integra cinco Escolas Superiores, nos seus campi de Setúbal e do Barreiro, que abarcam importantes áreas do conhecimento: engenharias, tecnologias, ciências sociais, educação, desporto, ciências empresariais e saúde. A forte componente prática do ensino, bem como a formação em contexto de trabalho e o estímulo de competências nas áreas da inovação e do empreendedorismo, são traços distintivos do seu ADN. Mantém-se, por isso, há vários anos no topo da empregabilidade do ensino superior politécnico. É ainda membro fundador da Aliança Universitária Europeia E³UDRES² e referência nas áreas da responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. Saiba mais em www.ips.pt.