Setúbal vai assinalar o 266.º aniversário do nascimento da cantora lírica Luísa Todi com um programa cultural que inclui várias actividades.
As comemorações do aniversário da cantora, internacionalmente famosa durante o século XVIII, têm início no dia 9 de Janeiro, às 09h30, com a deposição de flores no monumento localizado na avenida Luísa Todi.
Dia 12 de Janeiro, às 21h30, o programa comemorativo organizado pela Câmara Municipal de Setúbal contempla um concerto do Duo Passione, do tenor João Mendonza e de Carlos Barreto Xavier, ao piano, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Por sua vez, o Coral Luísa Todi organiza no dia 12 de Janeiro, pelas 21h00, o concerto comemorativo do 266.º aniversário do nascimento de Luísa Todi, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.
Trata-se de um concerto que já faz parte do calendário cultural da Cidade, numa já habitual organização do coral, que este ano convidou o “Coro Vozes de Luz”, do Centro de Actividades Ocupacionais 5 da APPACDM, no âmbito de um projecto de inclusão que o Coral Luísa Todi vem desenvolvendo com a APPACDM. Iniciará o concerto o “Coro Vozes de Luz”, dirigido por Arnaldo Martins, seguindo-se uma actuação do Coral Luísa Todi, sob a direcção de Fernando Malão.
No final, haverá uma performance conjunta dos dois coros, num momento de grande significado no âmbito deste projecto que as duas associações vêm desenvolvendo.
A entrada para o concerto é livre.
Luísa Todi, baptizada Luísa Rosa de Aguiar, nasceu a 9 de Janeiro de 1753, em Setúbal, e faleceu em Lisboa, a 1 de Outubro de 1833, com 80 anos.