Seminário debateu desenvolvimento do turismo na região: Setúbal cresceu 6,2% nas dormidas

O turismo em Setúbal continua a crescer, com os dados oficiais de 2015 a apontarem para um aumento de 6,2% nas dormidas na hotelaria local face ao ano anterior. Os números foram revelados durante um seminário sobre turismo que decorreu na Escola Secundária Lima de Freitas.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, revelou que Setúbal registou em 2015 um crescimento global de 6,2% nas dormidas na hotelaria local, sendo o acréscimo de 10,7% no caso de portugueses e de 1% no de estrangeiros. Estes números foram apresentados no V Seminário de Turismo Lima de Freitas que decorreu no passado dia 19 de Fevereiro no auditório da Escola Básica e Secundária Lima de Freitas (Viso) e basearam-se nos últimos dados disponibilizados pela Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (ERT-LVT).

“Os números de 2015 indicam que estamos perante o terceiro ano consecutivo em que Setúbal cresceu, o que afirma um crescimento sustentado e não num crescimento circunstancial”, realçou a autarca, na sessão de abertura do encontro. “Podemos, com grande margem de segurança, afirmar que 2015 foi um dos melhores anos de sempre para o turismo em Setúbal”, frisou a edil.

Quanto ao aumento específico e significativo do turismo interno, com um crescimento de 10,7% nas dormidas de portugueses em relação a 2014, “só pode ser um indicador do impacte da telenovela” da SIC “Mar Salgado”, transmitida até Setembro de 2015, líder de audiências televisivas, numa “aposta mais do que ganha” feita pela Câmara Municipal de Setúbal, defende Maria das Dores Meira. A telenovela, filmada em Setúbal, num investimento da autarquia estimado em cerca de 100 mil euros, em isenção de taxas e apoios logísticos, gerou “para a cidade um retorno superior a 400 mil euros em despesas feitas pela produtora na restauração, hotelaria, pagamentos a pescadores, proprietários de embarcações, vendedores do Mercado do Livramento, figurantes e aluguer de espaços e de maquinaria”.

Maria das Dores Meira salientou o trabalho desenvolvido na promoção turística do concelho, dentro e fora de portas, destacando-se acções como a participação em feiras internacionais, o reforço da presença no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, a cooperação com municípios estrangeiros e a promoção de festivais ibéricos do vinho.

No âmbito desta estratégia de aumento da notoriedade externa, de realçar a distinção que Bruxelas atribuiu a Setúbal o título de Cidade Europeia do Desporto 2016.

A nível interno, a autarquia lançou a marca “Setúbal, Terra de Peixe” num concelho que promove diversos festivais gastronómicos ao longo do ano, com o envolvimento dos restaurantes.

“A nossa grande aposta reside na mudança de percepção externa de Setúbal, ou seja, da ideia que as pessoas fazem da cidade, e, em paralelo, fazer com que os setubalenses acreditem mais na sua terra”, adiantou a autarca.

Na sessão de abertura do encontro, organizado pelo Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, o secretário de Estado da Educação, João Costa, salientou a capacidade dos jovens de acrescentar valor à sociedade através da união dos conhecimentos que trazem de fora da escola com os que apreendem na sala de aula. “O propósito da educação é a transformação das paredes da sala de aula em janelas. Compete-nos a todos cumprir esse objectivo”, referiu o governante.  Para João Costa, “um dos muitos objectivos do Estado é assumir a escola como um conjunto de competências transversais”.

De salientar que o Seminário de Turismo Lima de Freitas, dinamizado desde 2011, é uma iniciativa que “o agrupamento abraçou com o intuito de mostrar aos alunos, de uma forma enriquecedora, as experiências de cada um dos convidados no debate”, explicou a directora do agrupamento, Dina Fernandes.