Grupo Desportivo da Volta da Pedra: Celebração de aniversário marcada por apelos à participação

O lançamento de um livro a história do Grupo Desportivo da Volta da Pedra e a homenagens a atletas marcaram a cerimónia de aniversário desta colectividade que já tem 43 anos de existência. Foi lançado um apelo à comunidade para participar nas actividades e na vida do grupo.

Florindo Cardoso

O Grupo Desportivo da Volta da Pedra (GDVP) celebrou o 43.º aniversário com uma sessão solene onde foi prestada homenagem a atletas e o lançamento de um livro sobre a história da colectividade, com sede no concelho de Palmela. Participaram na cerimónia, que decorreu no passado dia 12 de Fevereiro, na sede do GDVP, o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, o presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Fernando Baião, o presidente da Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal, Eduardo Guilherme, o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, entre outras personalidades.

Na sessão solene, Alexandrina Pereira, presidente da direcção do GDVP, que está a terminar o seu mandato de dois anos, sublinhou que a cerimónia foi marcada por “dois momentos particularmente importantes, a despedida desta direcção e a apresentação do livro onde se preservam as memórias e a história do grupo”.

“Passaram dois anos desde o dia que assumi a presidência deste grupo e saio desta experiência com muito mais conhecimento de uma área que para mim era totalmente desconhecida”, afirmou a dirigente, adiantando que “não me arrependo de ter vivido estes dois últimos dois anos neste saudável ambiente em que o desporto é uma realidade e a cultura foi sempre servida devagarinho, de modo a que pelo menos dela se recordem com carinho”.

“É notório que no primeiro ano foi grande o entusiasmo, levados pela vontade de trazer ao grupo desportivo momentos culturais que prendessem a atenção e o envolvimento dos associados, com actividades diversas, desde o teatro aos bailes e às noites de fado mas reconheço que a nossa sala de espectáculos enchia em 90 por cento com amigos, que vinham de fora, porque os sócios eram poucos e sempre os mesmos”, desabafa Alexandrina Pereira, acrescentando que “no segundo ano, desmotivados, limitamo-nos a cumprir o calendário, com a celebração das datas festivas e realizámos o festival da canção, que espero que alguém dê continuidade”.

“Não quero deixar uma mensagem de desânimo mas dizer que tudo valeu a pena”, adiantou a dirigente do GVDP.

Já o presidente da Câmara Municipal de Palmela salientou que “as nossas associações são espaços de partilha, de identidade, de afecto, de história que criam raízes nos lugares, de promoção de bem-estar através da intervenção cultural e desportiva”. “Temos de continuar a preservar e a desenvolver estes espaços de realização colectiva, de vivência democrática que podem transformar a vida das comunidades”, disse ainda o edil.

Álvaro Amaro afirmou que “é importante fazer um apelo à participação dos residentes, daqueles que amam a Volta da Pedra e dos lugares envolventes e vizinhos que há aqui um espaço de referência que pode congregar e que precisa do apoio, contributo e participação de cada um”. “Fica também um apelo às empresas, sociedade civil e aos mecenas que têm de investir nestes espaços associativos”, salientou o autarca, prometendo o apoio da câmara municipal ao associativismo do concelho.

Nesta sessão solene foi entregue uma placa de homenagem aos atletas de BTT Martinho Ribeiro que conseguiu o 2.º lugar na Taça de Portugal por equipas; Davide Inácio que foi vice-campeão de master 40 e Kevin Oliveira que também foi vice-campeão de juvenis.