Secundária de Bocage vai ter clube de Ciência Viva

A Câmara Municipal de Setúbal vai celeberar um protocolo com a Escola Secundária de Bocage para o desenvolvimento de candidatura ao Clube Ciência Viva na Escola.

A Escola Secundária du Bocage está a desenvolver uma candidatura à Rede Nacional de Clubes Ciência Viva, estrutura que visa a criação nas escolas de espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia para a educação e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, de forma a promover o ensino experimental das ciências.

Os Clubes de Ciência Viva têm como principais objetivos a promoção da literacia científica e tecnológica, a articulação entre o ensino formal e não formal, a modernização dos modelos e estratégias de ensino, a abertura da escola à comunidade local e a disseminação de boas práticas e recursos.

O protocolo a celebrar entre a autarquia e a Escola Secundária du Bocage visa o apoio e a cooperação no desenvolvimento das atividades a realizar no âmbito da implementação dos clubes, para fomentar a relação entre as escolas e a comunidade.

“O município de Setúbal promove o ensino das ciências experimentais, através do Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais, aos alunos do ensino público do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, o Clube Ciência Viva proporcionará uma continuidade destas atividades nos ciclos de ensino subsequentes”, indica a deliberação camarária.

Esta parceria permite o acesso das escolas a equipamentos e espaços públicos, a recursos educativos, a atividades de interesse, o envolvimento em projetos educativos promovidos pelo município e a partilha de recursos, experiências e conhecimentos.

No âmbito deste protocolo, a Câmara Municipal de Setúbal compromete-se a apoiar a realização de atividades educativas na Escola Secundária du Bocage, a cooperar com o estabelecimento de ensino no desenvolvimento profissional contínuo dos professores e a fomentar uma ligação mais estreita da escola à comunidade científica e à produção de conhecimento e inovação.

Já a Escola Secundária du Bocage vai fomentar a abertura à comunidade local com o incentivo ao estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros Ciência Viva, empresas com I&D (investigação e desenvolvimento), museus e outras instituições culturais.