Secretário de Estado promete em Odemira 5G em todo o país até ao final do ano

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, revelou que o país vai estar completamento coberto por 5G até ao final do ano, incluindo os territórios do interior, na inauguração da 31.ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, a 21 de julho, no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio.

“A questão do 5G já deveria estar resolvida, mas não está porque o Ministério da Coesão Territorial tem sido uma voz muito forte no conselho de ministros, no sentido de que só pode ser implementado quando todo o território estiver coberto”, assegurou o governante, adiantando que “se quiséssemos um 5G apenas nas capitais de distrito e nas sedes de concelho, já cá estava há dois ou três anos”. “O que importa é chegar aos territórios do interior, em qualquer cantinho do país”, frisou Carlos Miguel.

“A ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) tem sido uma parceira do governo para termos condições iguais em todo o país e é com base no estudo da ANACOM que queremos uma rede igualitária em todo o país e daí esta demora que é sempre contrária aos interesses do país e à vontade do governo”, disse ainda Carlos Miguel.

O governante que ouviu um caderno de encargos dos problemas existentes no concelho aprrsentado pelo presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, incluindo a rede de comunicações, abordou ainda a questão do desenvolvimento. “Há questões que o presidente falou e que são oportunas”, dando como exemplo os planos diretores municipais (PDM) que “todos os municípios estão a rever e que há uma orientação nacional para encurtar as áreas urbanizáveis, porque existem a mais, porque aquilo que se pretende é que as pessoas aproveitem aquilo que já está construído e não nova construção”.

“Se essa é a regra geral não quer dizer que não haja territórios onde não haja uma exceção e Odemira teve um crescimento populacional 12,5%, enquanto o país decresceu 2%, o que quer dizer que tem gente que precisa de albergar e um problema muito específico que é das herdades, e uma população mais fixa e outra mais sazonal que precisa de condições dignas de habitação”. “É perfeitamente natural que em determinadas freguesias e localidades, os perímetros urbanos em vez de encolher, antes pelo contrário, devem estender-se, de forma que haja maior oferta e um melhor preço para poder adquirir e construir”, concluiu.

Hélder Guerreiro considera que o problema de falta de habitação no concelho é “um grande desafio” porque os fluxos migratórios passaram de um homem para famílias, numa média de 11 mil pessoas de 80 nacioalidades, nos últimos anos. “A resposta não é só complicada, não só do ponto de vista da quantidade de pessoas, mas também pela complexidade”, disse o edil, lembrando que nos últimos 5 anos nasceram no concelho 1.195 bebés, sendo que 632 de mães portuguesas e 563 estrangeiras. Só que a partir de 2020, a maioria de nascimentos é de mulheres estrangeiras (57%). Além disso, este aumento populacional levou a que no próximo ano letivo seja necessário a criação de mais 10 salas de aula em S, Teotónio

FACECO até 23 de julho

Pecuária, artesanato, turismo, gastronomia e um intenso programa de animação são os pontos fortes de um dos maiores eventos da região do Alentejo, com atividades para todos os públicos e idades.
O artesanato local continua a ser uma das grandes apostas do certam com uma exposição com dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo organizada pela CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira. Novidade em 2023 será um novo espaço para mostra de produtos locais.

A presença do setor pecuário será mais uma vez bastante forte, com a realização de diversas exposições e concursos de várias raças. Tal como acontece desde há vários anos, o Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio recebe o 34.º Concurso Nacional da Raça Limousine, o 26.º Concurso Regional da Cabra Charnequeira e o 18.º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia. Será também promovido o 22.º Concurso Regional de Mel e o 2.º Concurso de Medronho da FACECO.

Também o setor pecuário estará em grande destaque com a realização de diversas exposições e concursos de várias raças, com particular realce para a Raça Bovina Limousine.

Na música, os destaques vão para as atuações de Sara Correia (hoje, 21 de julho), Taxi (amanhã, dia 22) e Dino D’Santiago (domingo, dia 23).

A FACECO volta também a ser o espaço para a entrega dos Prémios Espírito Empreendedor, no âmbito do Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego – Odemira Empreende. A completar o programa haverá workshops, cante alentejano, desporto, atividades para crianças, animação no recinto e várias atuações musicais em três palcos espalhados pelo recinto.

A iniciativa do município de Odemira em parceria com a Junta de Freguesia de São Teotónio tem como objetivos a promoção do território, dos seus produtos e atividades, das coletividades e dos atores locais, potenciar o tecido empresarial e cultural e atrair novos empreendedores e investidores para o concelho.

Pode consultar programação:https://www.cm-odemira.pt/cmodemira/uploads/document/file/20955/programa_faceco_2023.pdf